A programação desse final de semana é uma ótima oportunidade para um passeio em família.
Durante o mês de abril, a programação cultural e educativa do Museu do Pontal, que acontece aos sábados e domingos, com entrada gratuita, vai celebrar a beleza da cultura e a força dos povos originários do Brasil.
Entre as atividades, todas orientadas por artistas e lideranças indígenas de diversas etnias, estão oficinas de dança, canto e pintura corporal, plantio de ervas medicinais, conhecimento das plantas sagradas e contação de histórias.
Além de celebrar a contribuição estrutural dos indígenas para a cultura brasileira, a programação também busca chamar atenção para a importância da manutenção e ampliação dos seus direitos.
No próximo fim de semana teremos três atividades. Reserve já seu ingresso!
2 de abril, 16h – Histórias e cantos Puri: Dauá Silva, da etnia Puri, define-se como um “contador e caçador de histórias”. @dauapuri apresentará para as crianças histórias e cantos que buscam mostrar a importância das árvores e plantas para a sobrevivência do ser humano na Terra.
2 de abril, 17h – Imersão na cultura Wauja: Piratá Waurá é historiador, fotógrafo, cineasta do povo Wauja e professor da Escola Indígena da aldeia Piyulaga, a terra Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Na atividade elaborada especialmente para o Museu do Pontal, @piraphoto_arte nos convida a uma viagem em três atos, mesclando elementos de seu acervo fotográfico e audiovisual com histórias e cantos, tecendo conexões entre o visível e invisível e provocando reflexões sobre a crise climática e luta indígena.
3 de abril, 16h – Oficina de colares e sementes: Elvira Alves Sateré Mawé Satere Mawè, mulher, indígena, guerreira, artesã, sonhadora, empreendedora, artista, alma liberta. Nesta oficina, busca despertar o interesse dos participantes pelo conhecimento da cultura dos povos nativos, mostrando através da confecção de colares de sementes e outros acessórios artesanais.