O SION no
rio de janeiro

As primeiras religiosas de Sion chegaram ao Brasil em outubro de 1888 e logo fundaram um Colégio feminino no Rio de Janeiro, transferindo-se, em seguida, para Petrópolis. Em 1908, retornaram ao Rio de Janeiro e se estabeleceram à rua São Salvador. O Colégio começou com dez alunas, mas, em 1912, o prédio do bairro do Flamengo já era insuficiente para acomodar o número crescente de estudantes.

Em novembro de 1925, a superiora do Rio, M. M. Loys, transferiu a sede do externato para o Cosme Velho, onde permanece até hoje. O Colégio, que já contava com muitas alunas, ganhou, então, novo impulso. Iniciou-se o sistema dos bondes especiais que traziam e levavam as alunas, bem como o regime de semi-internato, das 8h às 17h.

Em 1929, M. Gaétan chegou ao Rio de Janeiro com a função de ser a nova superiora. Durante sua permanência à frente do Colégio, desenvolveu e aperfeiçoou o plano de renovação pedagógica. Foram construídos o gabinete de física e o laboratório de química.

O pavilhão mantém características do prédio da rua São Salvador. Ele foi desmontado e remontado no Cosme Velho para a primeira formatura e, durante muitos anos, foi o único salão de festas do Colégio.

A casa, pouco a pouco, crescia e o sonho de M. Gaétan era a construção do auditório e da Capela. Em 28 de junho de 1940, a Capela foi consagrada solenemente, confirmando sua beleza sóbria e inconfundível. Desde 1972 o Colégio passou a ser misto, atendendo a alunos de ambos os sexos.

Em 2000, a sede do Cosme Velho completou 75 anos de fundação, já sob a direção geral de Irmã Luisa Maria. A educação, a exemplo do que pregava o fundador da Congregação, Padre Théodore Ratisbonne, continua sendo instrumento para os jovens adquirirem o conhecimento necessário dos verdadeiros valores humanos e cristãos, em especial o acolhimento do “outro” sem discriminações.

Projeto Pedagógico

Participar efetivamente da construção de uma sociedade cujos membros desenvolvam autonomia, consciência política e ecológica, responsabilidade social, senso crítico, iniciativa, independência, criatividade, ousadia para conviver com os desafios numa postura ética, são as referências definidas nas intenções educativas do Colégio Sion.

Ao definir seu Projeto Político Pedagógico o Colégio Sion priorizou em suas intenções educativas estimular a formação de alunos que:

Através do conhecimento de si e do outro, respeitem, acolham, dialoguem e aprendam com as diferenças presentes nos diversos grupos culturais, sociais, étnicos, políticos;
Mantenham-se motivados a aprender, a investigar, articulando os conhecimentos historicamente adquiridos com os desafios que se colocam em seu cotidiano, sendo capazes de buscar novas informações em diversas fontes, utilizando-se de diferentes linguagens, e que percebam a educação como um processo permanente, sempre em construção;
valorizem a cultura local e regional na construção de sua identidade, em seu processo de crescimento, para que possam vivenciar uma cidadania ativa, compromissada com a ação social;
privilegiem a conscientização e busquem a compreensão da realidade utilizando-se dos conhecimentos da ciência, da arte, da filosofia e da história, apropriando-se de instrumentos básicos para participar de forma responsável na sociedade;
percebam as inter-relações entre o ser humano e o meio ambiente, estejam comprometidos com a conservação da vida, para que tenham atitudes responsáveis com o planeta;

visão

A visão do Colégio SION é ser reconhecido na cidade do Rio de Janeiro como uma instituição que se caracteriza pela exigência pedagógica e que prioriza a formação total e profunda da pessoa humana, através de atitudes de escuta, diálogo e acolhimento, possibilitando a inserção de seus alunos na sociedade como autores e transformadores da mesma.

missão

Missão do Colégio SION é garantir uma educação humanizadora e de excelência aos alunos, por meio de um trabalho que os motive a investigar, aprender, articular conhecimentos, percebendo a educação como um processo permanente, que se dá nas relações.

Ambientes do sion

Salas amplas, laboratórios de informática, laboratório de ciências, laboratório da natureza, quadra de esportes, cantina, biblioteca, área exclusiva para a Educação Infantil e mais de 25.000m2 de área verde. Tudo isso e muito mais!
Dê uma olhadinha…

Ex-Alunos