As equipes de futsal do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ), sob a coordenação do professor de Educação Física da escola, Henrique Regufe, novamente estão inscritas na Copa Estudantil Mineirinho de Futsal. O Colégio Sion-RJ está representado por três diferentes equipes, as quais são segmentadas por idade. A sub 12 joga no dia 6 de maio, às 11h30. A sub 14 entra em campo neste mesmo dia, às 12h50. O jogo da categoria sub 18 acontece no dia 8, às 20h35.
Ao todo, 27 instituições de ensino estão inscritas no evento. Participam do torneio alunos do Ensino Fundamental e Médio, de acordo com cada categoria, além da torcida da escola, composta por estudantes, mães, pais e educadores que, das arquibancadas, dão todo o apoio.
A diretora pedagógica do Sion-RJ, Sandra Calvet, explicou que, por meio também do esporte, a escola investe na formação de alunos como protagonistas e transformadores sociais. “Nos últimos anos, o nosso Sion alcançou resultados de destaque no pódio da Copa Mineirinho de Futsal, classificando-se entre os três primeiros colocados. No entanto, nossas crianças e jovens entram em campo comprometidas com os principais valores esportivos, como o trabalho equipe, a tolerância e a aceitação dos erros alheios, respeito às regras, ao próximo e a si mesmo, persistência e superação.”
Para o professor Henrique Regufe, a participação dos alunos em torneios como a Copa Mineirinho é extremamente importante e significativa para a formação humana e completa das crianças e jovens. Confira a seguir a entrevista com o adorado técnico dos times de futsal do Sion-RJ sobre o assunto.
Quais são as vantagens e os benefícios que os alunos atletas de futsal de Sion adquirem quando participam de partidas fora da escola?
HR: Quando estamos jogando fora de casa, nossos atletas têm a oportunidade de socializar com os alunos das outras escolas e, assim, conhecer outras crianças e jovens, com formas diferentes de agir e pensar. Eles estão atentos a tudo, observam as atitudes de todos os envolvidos nos jogos. Além disso, criam vínculos de amizade. Os maiores, do Ensino Médio, posteriormente à Copa Mineirinho, por vezes, marcaram jogos por conta deles próprios. Esta amizade construída durante o torneio é levada para além do colégio. Acontece uma interação muito especial. Os alunos das diferentes escolas criam um vínculo afetivo, assim como os das equipes de Sion fortalecem seus laços. É nítido que, a cada partida, eles se sentem parte ainda mais integrante de Sion.
Para a formação das crianças e jovens, qual é a diferença entre praticar atividade física dentro da escola e em clubes, por exemplo?
HR: Como educador, eu acredito que o ambiente escolar é um dos espaços mais indicados para a prática de esportes. Na escola, não existe pressão pela conquista da vitória por parte do professor de Educação Física, da coordenação ou mesmo da família. Digo isso porque eu mesmo converso com os pais e com as mães dos nossos alunos atletas sobre os objetivos do colégio ao participar de torneios como a Copa Mineirinho. Antes de tudo, para nós, o importante é a determinação, a dedicação, é querer participar. Desse modo, o aluno acaba praticando a atividade esportiva com muito mais alegria e espontaneidade, o que facilita o ensinamento dos valores básicos, que vão desde os sociais aos cognitivos e motores. Sem dúvidas, o espaço escolar é perfeito para tais aprendizagens e o futsal acaba sendo mais uma ferramenta de acesso a esses valores tão importantes para a formação que objetivamos aos nossos alunos.
Ao longo da vida, há momentos de competitividade, por exemplo quando os jovens realizam o vestibular e Enem, e, depois, enquanto adultos, na busca pela melhor colocação no mercado de trabalho. Se o importante é participar, como tais circunstâncias são trabalhadas?
HR: Nós incentivamos o desenvolvimento de tais valores em nossas crianças e jovens mas sem incitar a hostilidade e a rivalidade. Quando eles entram em campo, logicamente, desejam vencer. Mas, caso não conquistem a vitória, não se sentem frustados. Na vida há a competitividade e as pessoas, de modo geral, querem triunfar, porém não é sempre que se ganha. Não formamos jovens que não sabem receber um não ou que se desesperam ou deixam desanimar quando as coisas não saem conforme era esperado. Neles, desenvolvemos os sentimentos de solidariedade, integração, cooperação, responsabilidade, motivação e persistência. É importante destacar o respeito à cada faixa etária, para que tais aprendizagens sejam adquiridas de forma verdadeiramente eficiente. Para cada idade, há uma forma diferente de abordagem. Tais valores são verificados tanto nos treinos como nas partidas, que refletem um momento de pouco mais tenção. Ou seja, aprendem a lidar sempre da melhor forma, nas diferentes situações, independente da pressão que eles estejam vivenciando. Isso é SER Sion.
Qual imagem os alunos de Sion deixam, na medida em que participam da Copa Mineirinho de Futsal, para o público presente?
HR: Trata-se de uma ótima oportunidade para eles compartilharem o que aprendem no dia a dia, aqui na escola. Ou seja, de dividir o significado do que é SER Sion. Ser aluno de Sion é saber respeitar o próximo e às regras, é ser solidário, é saber perder e vencer. Os valores que eles carregam são vivenciados antes, durante e depois das partidas. Certamente, em cada escola que os nossos atletas passam, eles deixam a marca do espírito esportivo existente neles de maneira muito especial.