Pesquisar
Close this search box.

“Sion Rio: o jeito carioca de ser e viver”

COLÉGIO SION
“Uma escola completa”

“Rio: o jeito carioca de ser e viver”
Em 2015, o Rio faz 450 anos.

Segundo o Comitê Rio 450, o aniversário do Rio de Janeiro em 2015, é o momento de reverenciar as pessoas que fizeram e fazem desta cidade um dos lugares mais adorados do planeta: os Cariocas. A natureza exuberante contribui bastante, mas o que torna o Rio tão singular é todo o repertório histórico, artístico-cultural e paisagístico construído ao longo desses quatro séculos e meio, e sobretudo o “jeito de ser e viver” do carioca.
Milhões de pessoas moram e trabalham nessa cidade, circulam pelas suas ruas e avenidas e não a conhecem.
Todos os dias a cidade cresce e se transforma.
Você já pensou em tudo o que aconteceu para que ela se tornasse o que é hoje, uma “Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil?”
O tema integrador/2015 propõe essa reflexão, onde resgataremos a história da cidade, sua cultura e memória e a identidade do povo–“o jeito carioca de ser e viver” através de estudos, pesquisas, trabalhos e atividades diversas .
Também possibilitará o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, aulas de campo e atividades diversificadas, integradas ao currículo regular.
A proposta é estimular o interesse e o desejo do aluno em aprender.

OBJETIVOS ___________________________________________________________________
* Estimular a participação de toda comunidade escolar na comemoração dos 450 anos de fundação histórica da cidade;
* Fomentar a produção e a difusão de conhecimentos, relacionados à memória, à cultura popular;
* Identificar e valorizar o patrimônio cultural carioca, material e imaterial;
* Identificar o protagonismo das diversas gerações de cariocas na construção da identidade e da história do Rio de Janeiro;
* Valorizar a diversidade sociocultural carioca, identificando o caráter multicultural dessa sociedade;
* Valorizar a cultura carioca propiciando a comunidade escolar uma participação efetiva no cotidiano do RJ;
* Refletir, trabalhar e buscar uma filosofia de paz;
* Desenvolver atitudes e procedimentos ligados à cooperação, tolerância e respeito ao outro;
* Trabalhar o pertencimento à cidade do RJ e o orgulho de ser carioca; reforçar os laços de pertencimento entre os cariocas e seus bairros;
* Reconhecer, discutir e trabalhar à identidade do povo carioca, as pessoas e fatos ligados à história do RJ do passado e da atualidade;
* Desenvolver o pensamento ético diante de problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos;
* Compreender a inserção e participação no processo de construção da cidadania.
* Trabalhar a identidade do aluno, o sentimento de pertença e o amor pela escola.
* Desenvolver, através de diferentes projetos, atividades e aulas de campo, as competências cognitivas, motoras e socioemocionais (dentro e fora da escola);
* Estimular o interesse e o desejo do aluno em aprender;
* Utilizar diferentes recursos tecnológicos como mediadores da aprendizagem;
* Desenvolver a competência leitora;
* Confrontar pontos de vista e soluções, com clareza e objetividade, dando voz ao outro.

DESENVOLVIMENTO___________________________________________________________
O prefeito do RJ, através do Decreto 38724 de 21/05/2014, instituiu o “Programa de valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca- Pró Carioca” e criou o “Comitê Rio 450” que norterá as atividades e os projetos em todas as instâncias da cidade do Rio de Janeiro.
O Pró-Carioca será implementado de acordo com os seguintes eixos orientadores e suas respectivas diretrizes:

I. Eixo I: Conhecimento
a) Diretriz: estímulo e incentivo ao estudo e valorização da história da Cidade, de seus símbolos, de seu arcabouço artístico – cultural, de seu patrimônio material e imaterial  e de seus personagens, incluindo elaboração de conteúdo programático específico para o ensino fundamental, a fim de reforçar a identidade do carioca com a sua história e experiência civilizatória.

Eixo II: Cultura Popular
a) Diretriz: programas de fomento à cultura, com apoio a projetos culturais de valorização das tradições artístico-culturais cariocas, das múltiplas manifestações do povo do Rio de Janeiro e de seus personagens.

Eixo III: Memória
a) Diretriz: participação do cidadão carioca na identificação de marcos e lugares de memória cultural e afetiva da Cidade, contemplando, sob a coordenação do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH, a definição de agenda de valorização, e eventual tombamento e registro, de bens materiais e imateriais, oficialmente reconhecidos e popularmente consagrados.

• ETAPAS/AÇÕES
* Reunião com as diferentes equipes para apresentação do Tema Integrador: projetos, subprojetos e atividades.
* Encontros bimestrais sobre os principais temas onde se realizarão ações em conjunto e outras organizadas por cada professor/ disciplina;
* Reuniões para elaboração de material (para alunos, pais e professores) e subprojetos.
* Aulas e atividades diversas, aulas de campo, jogos, utilização de recursos tecnológicos.
* Reuniões de formação do professor e equipe técnico-pedagógica.
* Reunião com as famílias.
* Acompanhamento do projeto  nas reuniões semanais, nas de grupo por segmento e com a equipe técnica administrativa pedagógica.
* Avaliação bimestral do projeto- processo contínuo. Serão observados: interesse, participação e produção dos trabalhos.
* Avaliação final –  do projeto e da  equipe

CRONOGRAMA ________________________________________________________
De fevereiro a dezembro / 2015
PROJETOS INTERDISCIPLINARES/ SUBPROJETOS – SUGESTÕES __________________
1. Rio, Samba e Carnaval – Fev/ 2015
Trabalhar a história do carnaval carioca, as marchinhas ,as fantasias etc/Ornamentar a sala de aula
Organizar um baile de carnaval e um concurso de fantasias

2. “Rio – Fraternidade : Igreja e Sociedade”- Campanha da Fraternidade
450 anos do RJ – a partir do conhecimento de “templos”, espaços religiosos, que constituem a história da cidade( Ens.Rel)
Trabalhar os temas transversais: Solidariedade, liberdade, igualdade social, justiça social, família, convivência, respeito, amor ao próximo, trabalho colaborativo.
A escola como espaço de interação da vida em sociedade, é lugar privilegiado onde o intercâmbio e o diálogo com o outro contribuem para a constituição da identidade da cultura e da cidadania, portanto nesse projeto o professor poderá estimular a discussão e a reflexão sobre as relações interpessoais, a escuta, o diálogo, as diferenças e a atuação de cada um na sociedade.

3. “Rio cantado em Verso e Prosa”
Esse projeto tem como objetivo o trabalho com textos, crônicas, contos e músicas, onde o amor ao Rio é contado e “cantado em tom maior”.
a) Ler e trabalhar diferentes textos, relacionando esses textos lidos às vivências do aluno e ao conhecimento de mundo; trabalhar a produção textual a partir desses textos. Essa atividade é importante e fundamental ação para o desevolvimento da competência leitora.
b) “Cantando o Rio em Tom Maior” – Músicas relacionadas ao Rio – Discussão e       reflexão/ilustração/releitura/produção textual.
Ex: Garota de Ipanema, Menino do Rio, Cariocas (Adriana Calconhoto), Corcovado (Vinícius), Ela                             é Carioca (Tom Jobim).

4. “Histórias Cariocas” – construindo um livro
– Coletânea de poemas e textos escritos pelos alunos sobre a cidade, suas vivências, lembranças, aventuras etc.
Elaboração de um livro, com “Tarde de Autógrafos”.

5.  “Olhares” Um retrato do Rio no passado, presente e futuro
a) Trabalhar com fotos feitas pelos alunos ou fotos antigas, ou montagens, que possam retratar o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro e seu povo.
Trabalhar também fotos feitas com o celular – discussão/reflexão sobre uso de imagem/do celular.
b) Eu e o meu Rio – Minha foto em algum lugar que identifica o Rio.
6.  “O Rio visto pelo Mundo – Coletânea de postais”
Trabalhar a imagem/ identidade do RJ nos diferentes países através dos cartões postais, a cidade sob a ótica dos cartões postais -> confecção de um painel e/ou mural de postais.

7. “Mulheres do Rio” (projeto da Prefeitura do RJ para as escolas municipais e outras)
Trabalhar a influência/ papel da mulher na construção da identidade da cidade e do povo carioca. Mulheres Cariocas:
* Princesa Isabel (última princesa Imperial e regente do Império do Brasil, assinou a Lei Aúrea que aboliu a escravidão.)
* Tia Ciata ( cozinheira, figura influente para o surgimento do samba carioca)
* Chiquinha Gonzaga (compositora, pianista e regente)
* Betha Lutz (bióloga, feminista)
* Mercedes Baptista (primeira bailarina negra do Teatro Municipal/RJ)
* Nise da Silveira (médica psiquiatra)
* Ana Botafogo (1ª bailarina do Teatro Municipal/RJ)
* Zuzu Angel (estilista, personagem notória do Brasil da época da ditadura militar)
* Mª Clara Machado (escritora, dramaturga, autora de famosas peças infantis, fundadora do Tablado)
* Fernanda Montenegro (atriz de teatro, cinema e televisão)
* Luísa Parente (ex-ginasta)
* Cecília Meireles (poetisa, pintora, professora e jornalista)

8. O que é coisa de Carioca?
Elaborar cartazes, murais, jogos,  pesquisas etc.
* Hospitalidade é coisa de carioca;
* Churrasco na laje é coisa de carioca;
* Festejar é coisa de carioca;
* Aplaudir o Sol é coisa de carioca;
* Ir à praia à noite é coisa de carioca;
*  Funk é coisa de carioca, etc.

9. Trabalhar a logo dos 450 anos da cidade do RJ (o aniversário será comemorado oficialmente no dia 01/03/2015)

10.Fórum de Debates – “O jeito Carioca de ser e viver”, em questão.
As manifestações culturais do Rio, o cotidiano da cidade e as características do carioca são pontos a serem discutidos no Fórum.
O Forúm será um espaço “aberto/contínuo” para abordagem de diferentes assuntos que conduzam à discussão de problemas/soluções e fatos ligados ao dia a dia de uma metrópole como o RJ.

11.“Sessão Pipoca”- Cinema  na escola
Projeção de filmes que contem a história ou o cotidiano no RJ.
Ex: Filme/Rio

12.Semana da saúde – “Comer com os olhos: os hábitos alimentares da população carioca e os reflexos em sua saúde.” (ver desenvolvimento do projeto em anexo)

13.Festa Junina: “O folclore do Brasil dançado e canta do no Rio”
Trabalhar as músicas folclóricas dos diferentes estados do Brasil, dançadas, cantadas e         apresentadas no Rio de Janeiro.

14.Festa da Família

15.Semana Literária
* Feira do Livro
* Concurso Literário
* Chá Literário – “Histórias Cariocas” – Livro
*
16.Olímpiadas de Matemática
17.Olimpíadas/ Gincana Multi (interdisciplinar)
18.Festa das crianças – “Brinquedos e Brincadeiras Cariocas”
19.Aniversário da escola
20.Mostra Cultural
21.Momento Cívico
* Trabalhar hinos (Nacional, Independência, República e da Bandeira)
* Trabalhar o hino da Cidade do RJ
* Trabalhar símbolos nacionais e da cidade RJ, principalmente as bandeiras Nacional e da cidade.
* Trabalhar o hino da escola.

22.Passeios Pedagógicos e de lazer (visita ao MAR/ Passeio Histórico RJ etc.)
23.Palestras/ Oficinas/ Vídeos e filmes/ Leituras diversas/ Rodas de conversa e leitura/ Teatro
24.Festa de Encerramento – “Natal Carioca”
25.Outros subprojetos / Sugestões (por disciplina)
I. Matemática
1. ”Perceba o Rio”
a) Trabalhar as transformações feitas na cidade através de construções que irão beneficiar a qualidade de vida da “Cidade Maravilhosa” em diversos aspectos. Exemplos:
* Construção – Construção da ciclovia que ligará os bairros do Leblon e São Conrado. “Costão da Niemeyer”
* Construção do Porto Maravilha
* Construção do Metrô – Barra
* Reconstrução do Maracanã/ Maracanãzinho (pista de atletismo, piscina etc)
Esse projeto visa desenvolver e envolver diversos conteúdos matemáticos de forma interdisciplinar, valorizando as ampliações e construções realizadas na cidade.
O trabalho poderá ser desenvolvido inicialmente com uma pesquisa a respeito das notícias que estão em alta sobre ciclovias, obras no Porto Maravilha, metrô etc.
Essas notícias estão munidas de dados matemáticos e estatísticos que podem ser explorados em diversos níveis. Poderão ser feitas leituras de plantas baixas (simples), gráficos e tabelas dando ênfase ao eixo “tratamento da informação”, entre outros.
b) Poderá também ser estimulada uma pesquisa de campo envolvendo a comunidade local e / ou escolar a respeito de quantas pessoas fazem uso da bicicleta (estudando/discutindo os benefícios da prática de exercícios–interação com ciências) elaborando e analisando gráficos e trabalhando outros conteúdos.
c) Outra possibilidade de ampliação do trabalho seria formular cálculos voltados para realização das obras, suas extensões, gastos, investimento, benefícios, o que poderia resultar em visitas às diferentes obras/ construções, análise de plantas, entrevistas/pesquisas/gráficos e finalmente uma “pedalada com os alunos”.

II. Português
1. Criar um “Anuário do Rio” — Os doze meses do Rio
Esse livro apresentaria doze capítulos, correspondentes aos doze meses do ano. Os alunos escreveriam os textos , mês a mês.

Por exemplo: Janeiro — o tema poderia ser :  Verão no Rio ou festas; em fevereiro– escreveriam sobre Carnaval; em março—Dialeto Carioca; em abril– Alimentação Carioca
em  maio-Rio-cultura e patrimônio; música em junho até chegar o mês de dezembro que seriam as Festas Natalinas.
2. Crônicas da Cidade: Fazer uma crônica visual (texto só com imagens) para explicar o porquê de o Rio ser considerado CIDADE MARAVILHOSA.
3. Blog Carioca da Gema – Criar um blog para divulgar os trabalhos realizados pelos alunos em todas as disciplinas, pesquisas, curiosidades e o jeito carioca de ser e viver.
4. Criar um coral – Trabalhar música dos grandes compositores e interpretes que se destacaram no Rio (trabalhar música, letra e interpretação).

III. Ciências
1. “Comer com olhos: os hábitos alimentares da população carioca e os reflexos em sua saúde”
Proposta: Temas para pesquisa
* A influência da família Real Portuguesa nos hábitos alimentares brasileiros: alimentos e hábitos alimentares (receitas) que a família real trouxe para o Brasil/Rio.
* A influência dos brasileiros nos hábitos alimentares da família real: alimentos e hábitos alimentares (receitas) que a família real incorporou aos cardápios.
* As mudanças alimentares que ocorreram no tempo: o cardápio de hoje.
* A saúde da população: índices de obesidade e cardiopatias nos últimos 20 anos e sua relação com os hábitos alimentares modernos.
Algumas perguntas norteadoras:
* O que mudou nos hábitos alimentares da população carioca?
* Qual a relação entre o tipo de alimentação e a saúde?
* Como chegamos ao cardápio de hoje?
* Como está a saúde da população carioca, com relação a obesidade e as cardiopatias?

2. “O Rio que eu vejo”
Proposta:
Fotos tiradas pelos alunos, revelando os contrastes da cidade com relação à qualidade de vida, preservação ambiental e saúde.
Para que essas fotos retratem esses aspectos da cidade sob o olhar do aluno, elas podem ser tiradas com o objetivo de responder as seguintes perguntas:
* Onde o Rio me representa?
* Onde eu me identifico?
* O que me preocupa?
* O que me orgulha?
* O que eu quero para a minha cidade?

3. Outros cariocas: levantamento dos seres vivos não humanos que habitam a cidade”
Proposta:
Identificação dos seres vivos (não humanos) que habitam a cidade do Rio de Janeiro. A ideia é não se limitar aos vegetais e animais, mas contemplar também os representantes de outros reinos. Dentro do possível, procurar identificá-los por nome popular e científico, aliando uma pesquisa sobre as características específicas e a importância de cada representante identificado. Seria interessante uma foto de cada ser, bem como o local onde ele foi encontrado. Para padronizar e organizar as informações, além de ajudar na exposição do resultado do projeto, a pesquisa poderia ser catalogada em fichas com os seguintes itens:
* Foto
* Localização
* Nome popular
* Nome científico
* Classificação biológica (se possível).
* Características específicas
* Importância (quando possível).

4. “Árvores urbanas: levantamento da vegetação nativa e exótica presente na cidade do Rio de Janeiro”
Proposta: Temas para pesquisa
* Espécies vegetais nativas da cidade do Rio de Janeiro.
* Espécies vegetais exóticas da cidade do Rio de Janeiro.
* Espécies vegetais em risco de extinção ou já extintas.
Algumas perguntas norteadoras:
* Quais são as espécies vegetais nativas da cidade do Rio de Janeiro?
* Quais são as espécies introduzidas (exóticas) que hoje compõem a vegetação urbana da cidade?
* Há espécies vegetais em risco de extinção ou já extintas? Qual(is) o(s) motivo(s)?
5. “A saúde da população carioca: da Revolta da Vacina aos dias de hoje”
Proposta: Temas para pesquisa
* A saúde da população carioca no início do século XX e nos dias atuais.
* A revolta da vacina e sua importância para a melhoria da saúde da população carioca.
* A fundação FIOCRUZ: história, importância e pesquisas.
Algumas perguntas norteadoras:
* Quais eram as condições sanitárias da cidade no início do século XX?
* Quais doenças atingiam a população carioca no início do século XX e quais atingem hoje?
* Qual a taxa de mortalidade (desconsiderando acidentes) no início do século XX e nos dias atuais?
* O que foi a Revolta da Vacina, por que foi deflagrada e qual a sua importância para a saúde da população carioca?
* Por que foi fundada a Fundação Fiocruz e qual a sua importância na pesquisa científica nacional?

IV. Geografia
1. “Rio 450 anos: a transformação urbana até hoje e o projeto para o Rio de amanhã”
Proposta: Temas para pesquisa
* O nascimento e o crescimento da cidade do Rio de Janeiro: desenvolvimento urbano x preservação ambiental.
* Principais problemas urbanos e ambientais da cidade.
* Áreas de preservação ambiental.
* Projetos para o futuro: o que poderia mudar nos próximos 50 anos?
Algumas perguntas norteadoras:
* Como se deu a ocupação urbana da cidade?
* Como a questão ambiental foi considerada à medida que a cidade se transformava?
* A cidade hoje: o que precisa melhorar no bairro onde eu moro e/ou no bairro da escola?
* O Rio amanhã – 500 anos: quais projetos ambientais e urbanísticos poderiam ser desenvolvidos nos próximos 50 anos?

V. História
1. “Lugares, saberes e fazeres”
O projeto será mapear e pesquisar o RJ desde antes da fundação da cidade, com pesquisas sobre povos indígenas, franceses, portugueses e africanos, até os dias atuais, identificando (geograficamente) os lugares, onde esses povos viveram e como a cidade se tranformou.
2. “Histórias Trançadas”
“Trançar” a história do colégio com a história da ciade. Trabalhar linha do tempo, fatos e fotos que descrevem e entrelaçam essas histórias.

VI. Artes, Música e Educação Física
1. “Rio, Samba e Capoeira”
Trabalhar a cultura africana (tema obrigatório em toda a Educação Básica) que é muito presente na sonoridade e “ginga” carioca. O samba e a capoeira são característicos do Rio de Janeiro e possibilitam trabalhar a influência africana na cultura brasileira e de modo específico na cultura carioca. Atividades de dança, “batuques” e jogos podem dinamizar o projeto.
2. Hino da cidade do Rio de Janeiro
Autores: André Filho e Aurora Miranda
Trabalhar o Hino da Cidade – como surgiu/bibliografia dos autores/interpretação e ilustração etc.

AVALIAÇÃO ________________________________________________________________
A avaliação será feita ao longo do ano; durante os subprojetos  e ao final dos mesmos, para redimensioná-los sempre que necessário.
Abordaremos, sempre, as seguintes questões:
* Conseguimos alcançar nossos objetivos? Por quê?
* Realizamos todas as tarefas propostas? Por quê?
* A que conclusão chegamos com nossas pesquisas?

CULMINÂNCIA _____________________________________________________________
Mostra Cultural/ exposições e apresentações durante os subprojetos.

COMEMORAÇÕES ___________________________________________________________
* 450 anos do Rio de Janeiro.
* Ano internacional da luz – celebrar a luz como a matéria  da ciência e do desenvolvimento tecnológico e promover o conhecimento sobre o papel essencial que a luz desempenha nas nossas vidas.
* 100 anos da Teoria da Relatividade geral, de Albert Einsten.
* 50 anos da Bossa Nova.image