A Semana da Saúde do colégio Sion-RJ, realizada entre os dias 6 a 10 de junho, teve como objetivo incentivar os alunos a pensarem sobre à importância de desenvolver hábitos saudáveis.
Na Educação Infantil, eles participaram de ações que frisaram, por exemplo, a importância de lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro e na volta do pátio para a sala de aula. As crianças também vivenciaram atividades com objetivo ressaltar a importância do cuidado para com o meio ambiente. Juntas, fizeram um jardim suspenso por meio de material reciclável. Em garrafas pet plantaram as mudas que trouxeram para a escola. De forma sustentável e ecologicamente correta, a escola ficou ainda mais linda!
A Semana da Saúde do Ensino Fundamental I aconteceu nas salas de aula, cozinha da cantina e biblioteca da escola.
A partir da temática central “Será que as crianças estão desconectadas da infância?”, cada série trabalhou um subtema. “O brincar da criança: criatividade e saúde” foi o tema dos alunos do 2º ano, “A influência do lazer no desenvolvimento social da criança” o do 3º, “ A saúde e o brincar virtual” o do 4º e “Amizades virtuais x amizades do mundo real” o do 5º ano. A coordenadora pedagógica do segmento e diretora pedagógica do colégio, Sandra Calvet, explicou que o objetivo da ação foi promover a discussão sobre os temas com os estudantes, a partir de suas próprias vivências. “Desejamos refletir sobre o desenvolvimento das crianças diante de diferentes implicações geradas pelo mundo virtual.”, revelou a diretora.
Já os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, ao longo da Semana da Saúde, participaram de diferentes palestras ministradas por profissionais da área da Saúde. Eles trabalharam o tema “As Doenças do Mundo Moderno que afetam a Adolescência” e refletiram sobre os excessos do uso das novas tecnologias, fato que pode afetar a saúde dos jovens. Os encontros aconteceram no salão nobre e na sala de audiovisual da escola.