Pesquisar
Close this search box.

Projeto Eleições trabalha ímpeto de cidadania nos alunos

Durante o período de campanha eleitoral 2014, a escola trabalhou com seus alunos do Ensino Fundamental I e II, ações voltadas à compreensão do aluno a entender que não há idade para exercer a prática da cidadania.

A primeira etapa do projeto Eleições contou com explanações e debates sobre a temática nas próprias salas de aula. Posteriormente, na galeria do 2º andar  do colégio, aconteceu a simulação da eleição por meio de sistema para voto eletrônico igual ao disponibilizado pelo governo aos brasileiros.
Segundo a orientadora educacional dos segmentos, Anna Daniele, um dos objetivos da atividade é fazer com que os estudantes compreendam que, desde de cedo, mesmo ainda crianças, podem tomar atitudes que farão toda a diferença em qualquer âmbito social, como as de respeito, honestidade, compromisso e cooperação. “Esta atividade teve como principal objetivo proporcionar aos alunos condições para que eles se conscientizem da importância da cidadania, de maneira que, a cada dia, visem construir um futuro melhor para o nosso país “.
O coordenadora pedagógica do EF II, Simone Oliveira França, explica que o projeto visa também ampliar o entendimento do exercício cidadão pelos estudantes, proporcionado por meio da análise das temáticas democracia e política, além da averiguação do nosso próprio papel  enquanto cidadão, na sociedade e mesmo na relação com os que nos cercam. “A contribuição da escola à formação do sujeito, vai além dos conteúdos curriculares. É preciso formá-los enquanto cidadãos e fazê-los entender que através do voto podemos provocar mudanças ou manter os valores politicamente vigentes.  É necessário que compreendam que o resultado de suas escolhas impactará diretamente no cotidiano do todo”.