Uma escola que se baseia em princípios democráticos possibilita aos seus alunos a participação nos processos formativos em que estão envolvidos. Por meio das “Eleições dos Representantes de Turma 2019” , os estudantes do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ) têm a oportunidades de desempenhar o exercício da democracia participativa.
Além disso, o projeto desenvolve o ímpeto da cidadania nas crianças e nos jovens, visto que possibilita a formação da consciência política. A partir da própria sala de aula, os alunos compreendem a necessidade e a importância de exercerem seus direitos e deveres para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Deste modo, os estudantes tendem a perceber a ação de forma ainda mais significativa, uma vez que são colocados como atores centrais deste processo educacional, o qual inclui aprendizagem e liderança. Os alunos conseguem perceber a importância das responsabilidades do representante de turma, enquanto líder. Assim, são capazes de diagnosticar os colegas que possuem as características necessárias para exercer a função.
O Colégio Sion-RJ implantou um sistema de eleição completo, o qual conta com as etapas: plenárias, votação dos alunos, votação da direção, coordenações e professores. Por série, os alunos se dirigiram ao laboratório de informática da escola e votaram via urna eletrônica. De maneira eletrônica e muito semelhante à forma como acontecem as eleições no Brasil, cada um validou o seu voto.