Dentro da proposta de empreendedorismo do colégio Sion-RJ, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II produzem aromatizantes no Laboratório de Ciências da escola. No Laboratório de Informática, eles fazem a pesquisa de mercado, de produto (verificam as plantas que poderão ser utilizadas), criam a marca e fazem o planejamento de divulgação e vendas. Os produtos são produzidos e comercializados na própria escola. O valor das vendas é integralmente revertido para a obra social que a escola apóia, a creche Sant’anna, instituição beneficente localizada no Cosme Velho.
Neste ano, o grupo encontra-se na etapa de pesquisa das plantas e criação da marca e dos conceitos que ela apresentará. No ano passado, os estudantes produziram velas decorativas para o Natal. De acordo com a coordenadora pedagógica do segmento, Simone França, o projeto de empreendedorismo é essencial para a formação completa dos jovens.
“Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar as etapas de criação e desenvolvimento de um negócio rentável, o que incluí verificar custos e investimentos. Desse modo, trabalhamos a formação na Educação Financeira e os preparamos de maneira ainda mais assertiva para o mercado de trabalho, dado que desenvolvem maior consciência quanto ao uso do dinheiro. Por meio da atividade, eles conseguem perceber a diferença de forma mais clara entre o querer e o precisar, o desejado e o necessário. Portanto, são trabalhados também conceitos relacionados ao consumismo. E, ainda, a formação humana, uma vez que os valores obtidos com a venda do produto são redirecionados para a instituição beneficente que o Sion apóia.”, explicou Simone.