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Pesquisa Científica e Biologia na Prática

No dia 23 de agosto, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) e da 3ª série do Ensino Médio (EM) vivenciaram de forma prática o projeto de extensão da escola “Sinalizações Planta – Ambiente: multiplicidade de olhares”, oriunda do Laboratório de Biologia Molecular de Plantas (LBMP), do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ, coordenado pela professora Adriana Silva Hemerly.  Por meio da atividade, foram trabalhadas competencias socioemocionais e temáticas como interação, diversidade, sustentabilidade e Arte.

O projeto tem como missão o desenvolvimento de atividades voltadas para a educação e a conscientização ambiental. Com tema “Fixação Biológia de Nitrogênio (FBN) e sustentabilidade, possui colaboração científica de John Innes Center (UK), que integra a rede que realiza eventos de divulgação científica em escolas através do programa SAW – Science, Art and Writing (www.sawtrust.org). A iniciativa é voltada às áreas de Ciências, Arte e escrita, quebrando barreiras tradicionais no devidos campos.

Os alunos do EM participaram sob a supervisão da professora de Ciências Letícia Bosco e os do EM, sob a da professora de Biologia Rosane Nunes. Colaboraram ainda as alunas da graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRJ, Vitoria Fabricia de Morais Zwirchmayr e Graciane Rocha da Silva Santos, além da de pós-graduação da UFRJ, Graciela Dias.

A 1ª etapa da atividade envolveu a parte artística, na qual, os alunos tinham que expressar, na forma de desenhos, o que eles estavam observando, a partir de imagens que foram distribuídas, a respeito de plantas e bactérias. A ideia inicial foi estimular a exploração, investigação e criatividade dos alunos. Já a 2ª etapa se deu com a parte científica, na qual ocorreu uma breve discussão sobre o tema averiguado, por meio de perguntas sobre o que os estudantes acreditavam que estava representado nas imagens. A 3ª e última etapa, envolveu a parte escrita, através da elaboração de textos, poemas e músicas a respeito da temática explorada. Assim, os alunos expressaram de forma completa e bastante criativa a importância das “bactérias do bem” para as plantas.

Segundo Rosane Nunes, o tema é de grande importância para o vestibular, visto que é abordado em Ecologia, dentro do contexto dos ciclos biogeoquímicos, especificamente o ciclo do nitrogênio. “As plantas são organismos vivos surpreendentes, pois produzem a maior parte do oxigênio que respiramos, de produzir a maior parte da energia química armazenada que consumimos como combustível e alimento. Elas possuem a habilidade de se associarem com as “bactérias do bem”, que são capazes de fixar nitrogênio atmosférico e transformá-lo em formas assimiláveis pelas plantas. Esse processo é chamado de “Fixação Biológica de Nitrogênio” (FBN). Essas bactérias são do “bem” porque elas promovem um maior crescimento vegetal.”, explicou a professora.