MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE

Domingo (23/05) celebramos a festa de Pentecostes, palavra grega que significa “cinquenta dias depois da Páscoa”. É uma das principais festas cristãs. Ela marca o final do período pascal. Nela, faz-se a memória da descida do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, no cenáculo, e comemora-se o nascimento da Igreja de Cristo.

“Antes de ser uma celebração cristã, Pentecostes era uma festa judaica, associada ao tempo de colheita, relacionando-se após, ao dia em que Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés, no Monte Sinai” (https://www.a12.com/academia/catequese/a-importancia-da-virgem-maria-em-pentecostes). Por isso, o texto de At 2,1 diz: “Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”. Esse versículo nos revela que já existia essa festa entre os judeus. E o texto continua:

“De repente, veio do céu um ruído como o agitar-se de um vendaval impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam. Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles. E todos ficaram repletos do Espírito Santo…” (At 2,2-4). As palavras “ruído”, “vendaval” e “fogo” remetem-nos à experiência da manifestação de Deus no Sinai quando ao povo unido é entregue a Torá (cf. Ex 19,16ss).

Portanto, em Shavuot (Pentecostes em hebraico) nossos irmãos judeus celebram o recebimento dos Mandamentos de Deus (Torá) e agradecem a Ele pelos dons da terra como um único povo. Nós cristãos, em Pentecostes, recebemos o Espírito Santo o qual nos congrega como uma única Igreja, embora sejamos diferentes. Para ambas as religiões, é o mesmo Deus que se manifesta e produz em nós frutos de amor, sabedoria, alegria, gratidão, fidelidade, consolação, paz.
Agradeçamos, pois, ao Senhor por nos amar de tal modo que nos enviou Seu próprio Espírito para nos consolar em nossas dificuldades, encorajar e fortalecer em nossas lutas e nos santificar em nossa caminhada.

Rezemos com o nosso fundador: “Vinde, Espírito Santo! Baixai sobre aqueles que pregam a vossa palavra, sobre aqueles que a escutam e sobre aqueles que a praticam, para que todos aprendam cada vez melhor a conhecer, a amar e a servir a Nosso Senhor Jesus Cristo!” (Theodore Ratisbonne. Migalhas Evangélicas, p. 240).

Agora clique e cante com sua família: https://www.yout-ube.com/watch?v=w9smcdNz3DI