Estamos no 5º Domingo da Páscoa! E hoje, o Senhor nos convida a permanecermos unidos/as a Ele, assim como um ramo de uma árvore deve ficar unido a ela para se alimentar de sua seiva, continuar vivo e produzir frutos.
Disse Jesus: “Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo em mim que não produz fruto ele o corta, e todo o que produz fruto ele o poda, para que produza mais fruto ainda” (Jo 15,1-2).
Nas Sagradas Escrituras (Antigo Testamento), as palavras “videira e vinha” identificam o povo de Israel. Deus o arrancou do Egito e o plantou na Terra Prometida, cuidou dele com amor e esperou que ele produzisse frutos saborosos. Por um tempo, o povo correspondeu a esse tão grande amor de Deus (cf. Ez 17,6.8; 19,10), mas depois, deu frutos azedos por ter se afastado dEle e praticado a idolatria e a injustiça (cf. Sl 80,9; Is 5,1.7; Jr 2,21).
Jesus se apresenta como a “verdadeira videira” plantada por Deus na Terra. Jamais praticou o mal ou produziu frutos ruins. Ele não quer dar frutos por si mesmo, mas conta com seus ramos, que somos nós. Se permanecermos nEle, seremos cuidados, podados, limpos pelo agricultor (Deus), para produzirmos cada vez mais bons frutos. Porém, se em vez de praticarmos o direito, a justiça, o amor, a solidariedade e a misericórdia para com o próximo, preferirmos nos fechar em nosso próprio egoísmo e escolhermos o mal, então, seremos cortados/as da videira.
Jesus ainda diz: “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós o tereis” (Jo 15,7).
Disse o Pe. Teodoro, nosso fundador: “Não basta pronunciar o nome de Jesus para se obter o que se requer, é preciso que nossa vontade esteja tão identificada com a de Nosso Senhor que, sob o olhar do Pai celeste, e ante o trono da graça, nosso nome de cristão se confunda, por assim dizer, com o nome de Jesus Cristo”. (Theodoro Ratisbonne. Migalhas Evangélicas, p. 223).
O que desejamos, então, pedir ao Senhor nesse tempo de pandemia? Estamos pedindo com fé e na obediência à Sua Vontade? O que falta em nossa vida para que permaneçamos unidos/as a Jesus, assim como o ramo à videira?
Agora clique e cante com sua família: