MOMENTO DE ESPIRITUALIDADE

Para a Igreja Católica, este é o Domingo da Misericórdia. A palavra “misericórdia” vem do latim: “miseratio” = compaixão e “cordis” = coração (cf. https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-misericordia/).

Ter misericórdia é, portanto, ter um coração cheio de compaixão. Nas Sagradas Escrituras, há vários textos que falam da compaixão de Deus para com seu povo, principalmente, para com os mais necessitados. Também a Bíblia nos convida a sermos misericordiosos para com o próximo assim como Deus o é para conosco.

Como poderemos exercer nossa compaixão se estamos isolados, em quarentena? Podemos começar dentro de casa com pequenos gestos de ajuda mútua. Respeitar o espaço do (a) outro (a), silenciar, ceder, acolher, ter paciência, numa palavra, amar. Outras formas de exercitar-nos nessa nobre virtude da misericórdia é evitar estocar mercadorias para não faltar para os outros, doar dinheiro a Instituições que estão cuidando dos mais necessitados, ligar para os familiares e amigos, dar atenção aos idosos, só para dar alguns exemplos. FICAR EM CASA, na medida do possível, certamente, é um grande ato de misericórdia.

Por fim, nosso fundador, Pe. Theodoro Ratisbonne, também tem muito a nos dizer nestes tempos conturbados de pandemia: “nunca duvide da misericórdia de Deus; é preciso conservar e cultivar a esperança assim como a fé e a caridade” e mais “apesar de tudo, seja alegre, eu o desejo. Alegre-se no Senhor e que esta alegria seja percebida por todos” (Livro: Theodoro Ratisbonne. Origens de Sion. Correspondências e Documentos – 1840-1853, p. 177 e 83, respectivamente).

Agora, click no link abaixo e cante com sua família:

https://youtu.be/S8eJGNhlgO8