Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Sion do Rio de janeiro (Sion-RJ) vivenciaram uma aula de Biologia bastante diferenciada e divertida, para aprenderem ainda mais sobre o conteúdo cadeia alimentar. Nela, organismos estabelecem relação de alimentação em um ecossistema. A cadeia é composta por produtores, consumidores e decompositores. No meio ambiente, ocorre a passagem de energia de um organismo para o outro, como no caso das plantas, que produzem substâncias como a glicose através da fotossíntese.
Durante a aula, os estudantes participaram do jogo “quem se alimenta de quem”, cujo o objetivo foi propiciar a compreensão da relação existente entre os seres vivos e a interdependência deles dentro das cadeias alimentares. Sendo assim, os alunos que estavam com faixas azuis representaram os seres herbívoros, os quais ocupam o nível trófico dos consumidores primários e se alimentam das plantas. Com as faixas azuis, estavam os que configuraram os seres herbívoros, tidos como consumidores primários, e os estudantes com faixas vermelhas simbolizaram os seres carnívoros, consumidores secundários.
Os jovens se dividiram em grupos categorizados como produtores, consumidores e decompositores, e se posicionaram na frente das diferentes caixas que reproduziram os níveis. Dentro delas, havia bolinhas de papel com marcações referentes aos seres vivos que se alimentavam uns dos outros.
A professora de Biologia da turma, Rosane Nunes, explicou que a dinâmica realizada, funciona como a brincadeira “pique e pega”. O objetivo foi vivenciar uma cadeia alimentar em um ecossistema, a partir da demonstração e da observação da transferência de energia entre os seres vivos. “Os consumidores primários tiveram que pegar os produtores, que ficavam parados, até porque representavam as plantas. Enquanto isso, os secundários tiveram que pegar os primários.”