IX ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE SIONENSE

“Devemos olhar o passado para agradecer e para aprender, mas é preciso, preparar o futuro vivendo intensamente o presente”.

Pe. Teodoro Ratisbonne, 1854.

O IX Encontro Nacional da Juventude Sionense aconteceu entre os dias 14 e 17 de junho de 2017, no Colégio Sion da cidade de Arujá, São Paulo.  O evento é realizado anualmente, sempre em um colégio diferente da rede de escolas de Sion. Participam do encontro alunos do Ensino Médio de todas as escolas do Brasil, inclusive os dos colégios Padres de Sion.

O tema norteador de 2017, “Ser Presente”, está alinhado à celebração do aniversário de 175 anos de fundação da Congregação das Religiosas de Sion. O Encontro Nacional da Juventude Sionense tem entre seus objetivos propiciar formação humana e espiritual aos alunos, promover a integração entre colégios e estudantes de diferentes cidades, além de reforçar a identidade, os valores e a missão sionense.

O primeiro Encontro Nacional da Juventude Sionense aconteceu em 2008, na escola carioca da rede. Igualmente, a 10ª edição será realizada no Colégio Sion do Rio de Janeiro. Ir. Vaneide Chagas, diretora-geral e coordenadora de Pastoral e de Ensino Religioso, é responsável pelos alunos da unidade do Rio durante a realização do evento. Para ela, os frutos dos Encontros da Juventude de Sion são altamente perceptíveis  na trato dos alunos, no orgulho que sentem e expressam pelo colégio, e no intercâmbio que os próprios estudantes organizam entre eles. “Após o Encontro, os jovens organizam visitas mútuas no período das férias. Ampliam as redes de relacionamento deles e se tornam verdadeiros amigos, unidos por Sion. Sentimento que, certamente, levarão por toda a vida.”