De forma interdisciplinar, a integração e a socialização fizeram parte do momento de acolhida na volta às aulas 2019 dos alunos da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ). Segundo a orientadora educacional do segmento, Denise Pina, promover reflexão sobre o futuro e incentivar o desenvolvimento da criatividade foram alguns dos objetivos da ação denominada como Desenho Colaborativo.
Cada aluno recebeu uma folha para criar, em um minuto, um desenho que respondesse a pergunta “Como me vejo daqui a 5 anos?”. Ao término do tempo, era preciso passar a folha para o colega ao lado poder continuar com o desenvolvimento da imagem. “Dessa forma, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência da colaboração. Além da união e da ajuda ao próximo, eles puderam praticar o exercício da alteridade*”, comentou Denise.
*Relação de sociabilidade e diferença entre o indivíduo em conjunto e a unidade, onde os dois sentidos inter-dependem na lógica de que para constituir uma individualidade é necessário um coletivo. Dessa forma eu apenas existo a partir do outro, da visão do outro, o que me permite também compreender o mundo a partir de um olhar diferenciado, partindo tanto do diferente quanto de mim mesmo, sensibilizado que estou pela experiência do contato.