O 2º Encontro Internacional da Juventude Sionense (EIJS) acontece com a participação de alunos do Ensino Médio, de diferentes países, na Escola Nossa Senhora de Sion, em San Jose, na Costa Rica, entre os dias 7 e 13 de abril de 2019. O evento é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido com a juventude dos Colégios Sion do Brasil e de diferentes lugares do mundo, há 11 anos.
Ir. Vaneide Chagas, diretora-geral do Colégio Sion do Rio de Janeiro, que também integra a comissão de educadores do Brasil, explicou que estimular o intercâmbio cultural e o desenvolvimento de laços de união e fraternidade, por meio do carisma da Instituição, é um dos objetivos do evento. “Com grande alegria, estamos reunindo as diferentes culturas da juventude de Sion. Desejamos incentivar os participantes a atuarem como agentes de intercâmbio em seus países, para partilha das vivências embasadas em nossos valores e Pilares. Sion é uma grande família!” – comentou a diretora.
Os alunos embarcaram no dia sábado (6) e o grupo começou a crescer já nos aeroportos, quando a delegação carioca encontrou com os jovens de Curitiba e São Paulo que, igualmente, seguiam rumo ao 2° Encontro Nacional da Juventude Sionense.
As atividades realizadas durante o Encontro acontecem na escola anfitriã. Passeios e momentos de lazer também compõem o cronograma. Assim como ocorre no Programa de Intercâmbio de Sion, os jovens participantes ficam hospedados e acolhidos nas casas das famílias dos alunos da Escola da Costa Rica.
Na abertura oficial do evento, estavam presentes estudantes dos Colégios Sion do Brasil, Austrália, Costa Rica, Estados Unidos e França.
Os jovens tiveram a oportunidade de visitar a escola de Turrialba, a segunda sede de Sion na Costa Rica. Além disso, vivenciaram atividades e acolhimento preparadas especialmente para eles. Participaram, ainda, de uma apresentação especial sobre os 4 Pilares de Sion: Escuta, Diálogo, Acolhimento, Respeito. Refletiram também sobre a importância do Diálogo Inter-religioso, da tolerância e do respeito às diferenças.
O segundo dia do Encontro começou cedo. Às 5h30 o grupo colocou o pé na estrada, com direito a parada em um restaurante de comidas típicas para o café da manhã. Todos provaram o famoso proto Gallo Pinto, composto de feijão preto e arroz cozidos juntos e bem temperados, queijo, banana frita e ovo mexido.
Os jovens também visitaram uma fazenda orgânica. Depois desses momentos deliciosos, seguiram viagem rumo ao vulcão. O destino seguinte foi Baldi Hot Springs Hotel Resort, onde eles desfrutaram das famosas águas termais, as quais são aquecidas pelo vulcão. Além dos integrantes do Encontro Internacional, também participaram alunos, mães e pais do colégio anfitrião.
O último dia do evento começou animado, com um belo desfile no bairro Morávia. “Está tudo muito lindo! Nossos alunos muito entrosados com todos os outros. Experiências inesquecíveis.” – contou Ir. Vanide.
A emoção tomou conta da missa de encerramento, quando aconteceram também os agradecimentos finais. Nesse momento, os representantes brasileiros apresentaram as delícias do Brasil para fechar com chave de ouro. E muitas lágrimas no momento de despedida. Foi uma grande festa!