Com a Feira de Sabores da América Latina, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ), tiveram a oportunidade de aprender de maneira diferenciada e vivenciar uma aula de História especial.
De forma prática, interativa e muito saborosa eles descobriram mais sobre a cultura dos variados países da América Latina.
Antes, em sala de aula, eles realizaram o estudo histórico dos povos originários e dos processos de independência, os quais ocorreram na região durante o século XIX. Após a pesquisa, cada grupo produziu e apresentou um prato típico do país escolhido.
Conheça os protos produzidos por cada grupo, respectivos aos países verificados:
- Mexico: Chili, guacamole e tortilhas
- Peru: suspiros a la limenha
- Bolívia: salchipapas
- Argentina: chocotorta
- Colômbia: empanadas e doce de coco
- Venezuela: arroz com leite
A coordenadora pedagógica do segmento, Simone França, revelou que o objetivo do trabalho vai além da possibilidade de conhecer mais a respeito das diferentes culturas, uma vez que o projeto emprega a valorização das inter-relações, da alimentação saudável e da significação da aprendizagem. “Os alunos foram incentivados a contextualizar o material apresentado, a não usar produtos industrializados no preparo dos pratos, a desenvolver autonomia na cozinha e a trabalhar em equipe. Desse modo, eles elevam o nível de conhecimento adquirido de forma significativa e, ao mesmo tempo, desenvolvem competências e habilidades socioemocionais.” – explicou Simone.