Pesquisar
Close this search box.

Equipes do Sion-RJ estão classificadas para próxima fase da Olimpíada Nacional de História: entrevista especial com o professor Felipe Robledo

É com tamanho orgulho que informamos que as nossas equipes do Ensino Médio estão classificadas para a 3ª fase da 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)!

Trata-se de uma olimpíada acadêmica com formato original. O trabalho é realizado por equipes compostas por estudantes e educador da área de História. Sobre o assunto, conversamos com com o nosso professor Felipe Robledo, que integra a coordenação da ONHB na escola junto com o professor Raphael Kappa. Vale a pena conferir! ;)

Professor e alunos compõem a equipe do Sion-RJ na Olimpíada Nacional de História

Por que a Olimpíada Brasileira em História do Brasil é uma Olimpíada que vai além das habilidades acadêmicas dos estudantes? A Olimpíada Brasileira em História do Brasil trabalha com múltiplas questões que não são necessariamente a respeito do conteúdo singular. Ao apresentar outras formas que não a tradicional, faz com que o aluno perceba que tudo é aprendizado e produção de conhecimento. Tudo isso é trabalhado à luz do diálogo com o outro, uma vez que, cada grupo é composto por três participantes que não necessariamente são da mesma série ou turma. Assim, o participante desenvolve as capacidades de escuta, diálogo e argumentação para defender seu ponto de vista, e de humildade quando percebe que sua opção não foi eleita pela maioria.

Quais são as competências socioemocionais trabalhadas com os alunos durante a Olimpíada? São muitas e importantes competências desenvolvidas durante a participação nesta olimpíada. Algumas delas são: empatia, ao entender e discutir em grupo os diferentes pontos de vista; responsabilidade, pois é necessário manter o prazo de 6 dias para resolução, discussão e entrega de cada etapa; e autonomia, visto que é preciso estudar para ir além do conteúdo trabalhado em sala de aula.

Em sua opinião, como os demais alunos percebem as vitórias obtidas, em cada etapa, dos estudantes que estão participando da Olimpíada? Os demais alunos vibram com cada conquista e podemos perceber um interesse crescente por conta deles em participar das próximas edições.

Quais são os diferencias de uma escola que incentiva seus alunos a participarem de olimpíadas acadêmicas? Escolas que estimulam estudantes a participarem de olimpíadas demonstram um olhar para além da disciplina que é estudada dentro da sala de aula, uma vez que incentivam a busca e a produção do saber também por parte dos educandos.

Estudantes que participam de olimpíadas acadêmicas tendem a ser, no futuro, profissionais de sucesso? Por quê? As escolas que estimulam a participação tendem a formar alunos e cidadãos inquietos em relação à busca por conhecimento, de forma constante. Formam sujeitos capazes de dialogar, cumprir prazos e metas, e trabalhar em grupo. Competências fundamentais para o sucesso profissional na sociedade atual.