Dentro da proposta do projeto de Educação Financeira da Educação Infantil do colégio Sion-RJ, os alunos do Pré II vivenciaram uma experiência de compras em um mercadinho montado dentro da própria sala de aula, denominado Mercado da Alegria.
Primeiramente, as professoras conversaram com as crianças sobre a origem do dinheiro, o valor dos produtos e, principalmente, as diferenças entre “querer” e “precisar”, que necessitam ser avaliadas antes do consumo. Após, os estudantes fizeram compras no mercadinho com cédulas de brincadeira. Eles tiveram a oportunidade de perceber o conceito da soma e até mesmo o do troco, quando fizeram o pagamento no caixa.
As crianças apreciaram tanto a atividade que a coordenação pedagógica do segmento decidiu que o mercadinho continuará fazendo parte da brincadeira diária das crianças na sala de aula. Desse modo, elas poderão, já desde a primeira infância, vivenciar e refletir sobre o uso do dinheiro constantemente.
Além de trabalhar conceitos matemáticos com os alunos do Pré II, o projeto tem como objetivo fazê-los pensar nas conseqüências financeiras e sustentáveis antes do ato da compra. “É preciso relevar também a qualidade de vida em nosso planeta e na vida das futuras gerações. O consumo consciente nada mais é do que consumir de forma responsável.” – Christiani Maron, coordenadora pedagógica da Educação Infantil.