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Diálogo religioso: alunos de Sion e os da escola judaica Eliezer Max vivenciam momentos juntos

Acompanhados da professora de Ensino Religioso, Ir. Jilvaneide, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II do colégio Sion do Rio de Janeiro vivenciaram momentos formativos na escola judaica Eliezer Max, junto com os estudantes da instituição.

No primeiro semestre do ano letivo, os alunos de Sion receberam os do Eliezer Max. No dia dia 13 de outubro, foi a vez dos estudantes do colégio judaico receberem os da escola católica. Irmã Jilvaneide, explicou que o objetivo da atividade é exercitar o acolhimento ao diferente e o diálogo religioso, no caso, com os judeus. “Trata-se de um momento muito rico, de aprendizagem mútua devido troca de experiências religiosas e culturais.” – revelou a professora.

Durante visita à escola Eliezer Max, os alunos de Sion foram convidados a participar da tradicional Festa de Sucot, quando fizeram o pão do Shabat, na cabana, conforme mandam os rituais da religião. Trata-se de uma referência à festa das colheitas, visto que a data coincide com a estação das colheitas em Israel, que acontece no começo do outono. É uma das três maiores festas da região, conhecidas como Shalosh Regalim, quando o povo de Israel peregrinava para o Templo de Jerusalém. Nos dias de hoje, multidões entre 50 a 100 mil pessoas se reúnem aos pés do Muro das Lamentações para participar da Benção dos Sacerdotes.

Ir. Vaneide Chagas, coordenadora de Pastoral e diretora-geral do Colégio Sion, explicou que a ação é fundamentada no carisma da Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion, a qual promove o respeito às diferenças, sejam elas religiosas, culturais e/ou sociais. “Este é um momento de vivência dos Pilares de Sion por parte de todos os envolvidos. Acreditamos que a intolerância é consequência da ignorância, por isso, favorecemos o conhecimento e o diálogo entre as religiões. Os Pilares de Sion, não se expressam somente por meio de palavras. De fato, vivenciamos tais valores em nossa instituição.

Neste segundo encontro, foi possível verificar a fecundidade do respeito e da admiração pelo outro. Para os alunos de ambas as escolas fica, além do aprendizado, o sentimento de amizade desenvolvido a partir do diálogo e do entrosamento.