Os alunos do turno Integral do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ) têm aula de Judô todas às terças e quintas-feiras, das 9h às 9h50min (Educação Infantil) e das 10h às 10h50min (Ensino Fundamental I).
Na escola, há uma ampla sala com dojo, destinada exclusivamente à pratica da modalidade esportiva. Durante as aulas, a professora de judô da escola, Nilza Maria Guimarães da Silva, direciona esforços voltados ao desenvolvimento físico e social dos alunos.
A coordenadora pedagógica do segmento, Elaine Perdigão , explicou que o Judô aporesenta diferentes vertentes dentro do processo de aprendizagem. No contexto da formação humana, praticar a atividade dentro da escola insentiva as crianças a reconhecer e valorizar o companheirismo. Na conjuntura técnica, as crianças aprendem a aplicar golpes básicos e a executar métodos de amortecimentos de quedas em qualquer situação. “A filosofia judoísta trabalha o respeito, a disciplina e a fraternidade entre os alunos do Integral. Aqui na escola, mais do que uma arte marcial, o Judô é a arte de fazer amigos.” – expressou a coordenadora.