Pesquisar
Close this search box.

Aula de Física diferenciada: alunos da 1ª série do EM visitam a Casa da Descoberta

No dia 10 de outubro, os alunos da 1ª série do Ensino Médio (EM) do Colégio Sion do Rio de Janeiro visitaram à Casa da Descoberta, na Universidade Fluminense Federal, em Niterói, acompanhados do professor de Física, Gil Max, e da orientadora educacional, Denise Pina.

Os estudantes tiveram a oportunidade de estudar Física na prática, quando participaram de 25 experimentos interativos das áreas de Mecânica, Ótica, Eletricidade, Hidrostática / Hidrodinâmica e Física Moderna, juntamente aos educadores de Sion e monitores da universidade.

Entre as atividades, eles verificaram os “Biombos de Espelhos”, conjunto de espelhos planos que produzem diferentes efeitos causados pelas múltiplas imagens por eles formadas; o Gerador de Van de Graaff, aparelho capaz de criar variados potenciais elétricos – ao tocar na casca esférica metálica dele é possível sentir o eriçar dos cabelos; o Gerador de Energia Elétrica, que possibilita acender lâmpadas por meio de pedaladas em uma bicicleta; e o Equilíbrio Dinâmico, experimento pelo qual conferiram, de forma simplificada, como os corpos flutuam no ar. Através de um jato, é possível equilibrar e deslocar uma bola com peso leve, para fazê-la cair num cesto alvo.

O orientadora educacional explicou que os alunos tiveram uma aula de Física diferenciada. “Eles aprenderam mais sobre Ciência, de forma ativa e, ainda, divertida, fora da sala de aula e por meio de contato direto com experimentos lúdicos, os quais são relacionados aos fenômenos comuns da vida diária.”, disse Denise.