O meio ambiente e a qualidade de vida dos habitantes do planeta tem sido uma das pautas de trabalho desenvolvidas com os alunos ao longo do primeiro semestre.
A preocupação com o descarte adequado do lixo produzido na hora do lanche, a aprendizagem do processo de compostagem trabalhado nas aulas de Laboratório da Natureza e a campanha ECO Pets, que se revelou um grande sucesso dada a mobilização das crianças, nos mostrou a capacidade de engajamento dos alunos e o quanto podemos colaborar para criarmos uma postura cada vez mais ativa na defesa e prevenção das questões ambientais.
Mas, as ações não podem parar por aí.
O envolvimento das crianças com o Projeto ECO Pets salientou o quanto a “causa animal” é uma questão sensível às crianças, quer seja pela relação que eles estabelecem com seus próprios animais de estimação, quer pela preocupação que mostram com a situação de abandono e maus tratos sofridos por eles ( no Brasil são 30 milhões de animais abandonados).
Hoje, dia 07 de agosto, o plenário do Senado Federal apreciará um projeto de lei que propõe que os animais deixem de ser considerados “coisas”.
Apelidado de “Animal não é coisa”, o texto propõe que eles passem a ser entendidos como “seres sencientes”, ou seja, capazes de sentir dor, prazer e outros sentimentos. Se aprovada a lei, eles passam a ter inclusive uma personalidade jurídica e outros instrumentos legais úteis para sua proteção.
Sendo assim, nesta mesma data, ao longo da tarde, as crianças estiveram engajadas na campanha “Animal não é coisa” e se manifestarão através de trabalhos e vídeos em prol da aprovação da lei pelo Senado Federal.
Acompanhe o resultado no Facebook e Instagram da escola: @colegiosionrj.
Outra ação sustentável que já está em curso por iniciativa de algumas famílias e que queremos tornar mais uma prática regular, diz respeito à adoção, por todas as crianças e funcionários, de garrafinhas de água tipo “squeeze” para que, de uma vez por todas, possamos substituir os copos de plástico descartáveis que tanto prejudicam o meio ambiente. Por isso, contamos com a sua ajuda para implantar essa ideia!
Igualmente, engajados nas questões ligadas à sustentabilidade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, participantes do projeto Mini Empreendedor, escolheram produzir integralmente suas peças a partir materiais reaproveitáveis. O resultado final poderá ser apreciado na Mostra Cultural 2019.
Nossa próxima ação sustentável é voltada a engajar toda a comunidade educativa e o entorno de nossa escola, em relação à conscientização da importância de separar resíduos. Ou seja? Contamos com vocês! ;)