Pesquisar
Close this search box.

7º ano simula júri de Joana d’Arc

Alunos do 7º ano, do Ensino Fndamental, do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ) participaram de uma aula de História diferenciada, juntamente à professora Celina. Em grupo, eles simularam o júri de Joana d’Arc, guerreira considerada o principal símbolo de resistência da França durante o período da Guerra dos Cem Anos, quando o país estava em domínio de forças inglesas.

Considerada a filha do povo, Joana d’Arc alcançou o cargo de chefe militar durante o período de batalhas. Pelo fato de ser mulher, foi presa, humilhada, torturada e interrogada por um tribunal eclesiástico inglês. Teve seu nome ligado ao ocultismo e à bruxaria para que sua execução fosse burocratizada. A história de Joana d’Arc sobrevive na cultura mundial há quase 600 anos e as realizações emblemáticas da jovem criaram em volta de sua aura muitos mitos e especulações.

A construção de argumentos por parte dos alunos foi  desenvolvida a partir do resultado historicamente concretizado. Vestidos a caráter e imbuídos dos processos vividos por ela, os alunos trouxeram para o cotidiano vivências históricas que reforçam a importância de atribuir sentido àquilo que se escuta, estuda e aprende.

Os estudantes do Sion-RJ criaram contextos diferenciados, os quais foram colocados pela acusação e defesa. Nas duas turmas, Joana d’Arc foi absolvida.

Um dos objetivos da atividade foi proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar esse fato histórico, tão relevante dentro da disciplina acadêmica e área de conhecimentos gerais.

 

Turmas de 2017:

Turmas de 2016: