Já faz mais de 50 anos, desde a época em que o colégio era destinado somente a meninas, que as Irmãs de Sion se preparam anualmente para cozinhar os deliciosos biscoitos “Coração de Sion”, servidos durante celebração do fundador da Congregação das Religiosas de Sion, Padre Teodoro Ratisbonne. Os biscoitos ganharam o nome “Coração de Sion” em homenagem a um dos ensinamentos do Pe. Teodoro, que diz “Tenha um coração grande como o mundo”.
Desde então, os biscoitos são confeccionados e distribuídos de maneira muito especial e até hoje a tradição se mantém. Os alunos são convidados a colaborar na preparação e partilha dos biscoitos entre todos da escola.
Além de celebrar a data, os estudantes reforçam esse importante ensinamento do nosso fundador. Sendo assim, não pode ter sido diferente na comemoração de 2018, ano em que é celebrado os 130 anos da chegada das Irmãs de Sion ao Brasil.
Como a instituição se trata de uma congregação de origem francesa, acredita-se que a receita foi trazida da França. Mas a utilizada sempre foi exatamente igual a mesma daquela época! Confira como fazer a seguir!
Receita Biscoitos “Coração de Sion”:
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
½ kg de açúcar
400 gramas de margarina
3 ovos
1 colher de sopa de erva doce
1 pitada de sal
½ cálice de rum ou conhaque
1 colher de sopa de bicarbonato de amoníaco (para uso culinário)
Modo de Fazer:
Misturar bem o açúcar, a farinha e a margarina.
Acrescentar os ovos, o rum, a erva doce e o amoníaco (dissolver antes o amoníaco em medida referente a dois dedos de leite morno).
Sovar bem e esticar a massa na mesa com rolo.
Cortar os corações.
Pincelar os corações com gema e pôr para assar em assadeira untada com margarina e farinha de trigo.
Assar em forno quente.