É Natal do Senhor!!! Vamos celebrar a encarnação de Jesus Cristo, nosso Salvador. O evangelista Lucas escreve um texto belíssimo sobre o Seu nascimento (cf. Lc 2,1-14). Utiliza-se de referências das Escrituras para anunciar que as promessas de Deus são cumpridas. O menino, descendente de Davi, que nasceu em Belém, é o Messias, o Filho de Deus.
O evangelista inicia seu texto trazendo a informação de que houve um recenseamento por ordem de César Augusto, imperador romano (30 a.C a 14 d.C). No entanto, historicamente, não há evidências de que um recenseamento de todo o mundo tenha ocorrido, nessa época. Lucas, então, pode ter se inspirado em 2Sm 24,1-9, que conta sobre o recenseamento feito por Davi, por ordem de Deus, a fim de punir o povo por ter pecado. Com isso, podemos concluir que as coisas não vão muito bem ou os reis pretendem piorar ainda mais a situação dos mais necessitados, quando decide fazer um controle de seu número.
Jesus nasce, então, nessa realidade sombria, difícil e opressora. Seus pais estavam em viagem e não confortavelmente em seu próprio lar; o recém-nascido foi posto numa manjedoura, lembrando o campo, onde ficam os animais (cf. Mq 4,9ss – referência à parturiente Israel exilada para a Babilônia – o campo -, mas em seguida, libertada).
Ainda referente ao campo, Lucas fala dos pastores como sendo os primeiros a saberem da Boa Nova: “Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi” (Lc 2,11). Esta cidade é Belém, como atesta o profeta Miquéias: “E tu, Belém-Éfrata, pequena entre os clãs de Judá, de ti sairá para mim aquele que governará Israel…” (Mq 5,1). Além do termo “pastores” e “Belém”, o evangelista usa a palavra “manjedoura” para mostrar que Deus escolhe os fracos, os pequenos, os humildes, os últimos e os pobres para revelar Seu amor pela humanidade inteira.
“Deixemo-nos atrair com alma de crianças ao presépio, porque ali se compreende a bondade de Deus e se contempla sua misericórdia, que se fez carne humana para comover nosso olhar” (Papa Francisco. Disponível em https://cebi.org.br/reflexao-do-evangelho/reflexao-do-evangelho-os-presepios-atuais/).
Disse nosso fundador a respeito de Maria: “Foi ela quem preparou o berço do Menino Jesus num presépio; ela também preparará nossa alma à recepção daquele que vem deliciar-se em nós” (Teodoro Ratisbonne. Migalhas Evangélicas. Temas de meditação para todos os dias do ano, p. 45).
Feliz Natal e Abençoado Ano Novo!!! Boas férias!!!
Clique no link abaixo e reze cantando.
https://www.yout-ube.com/watch?v=0LlvNZYMu5Y