Com a festa da Ascenção do Senhor, chegamos à plenitude da Páscoa. Termina o tempo de Jesus, já que Ele volta para o Pai e começa o tempo da Igreja: os discípulos serão como que um “outro Cristo”, atuando no mundo com a força do Espírito Santo. Então, Paixão, Páscoa, Ascensão e Pentecostes são um só e único acontecimento, porém, celebrados em momentos distintos pela liturgia.
Depois de ressuscitado, em suas últimas instruções aos apóstolos, Jesus disse: “era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24,44; cf. 24,25-27). Ele estava se referindo à Sagrada Escritura Judaica, a qual, em hebraico, se chama TaNaCH (T de Torah=Lei de Moisés ou Pentateuco; N de Neviim=Profetas e KH (CH) de Ketuvim=Escritos ou Salmos). E disse mais: “Assim está escrito que o Messias devia sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia” (Lc 24,46; cf. Is 52,13 a 53 – servo sofredor; Sl 16,8-11; Dn 12,2 e 2Mc 7,9ss – sobre a ressurreição).
Pe. Teodoro Ratisbonne, nosso fundador, nos exorta a dizermos com ele: “Ó minha alma! Pensa que és estrangeira neste mundo, que o céu é tua pátria e que, se carregares tua cruz com Jesus Cristo, participarás de sua ascensão e de seu triunfo pelos séculos sem fim!” (Theodoro Ratisbonne. Migalhas Evangélicas, p. 227).
No primeiro capítulo do livro dos Atos dos Apóstolos Lucas retoma o relato da Ascensão de Jesus (cf. Lc 24,50-53). O mais interessante é que o evangelista destaca o verbo “VER” (cf. At 1,9.10.11), fazendo uma referência ao arrebatamento do profeta Elias, conforme mostra Raymond Gravel no texto que segue:
“No segundo Livro dos Reis, no momento da ascensão do profeta Elias, seu discípulo Eliseu é investido pelo Espírito de seu mestre, porque ele o viu subir ao céu (2Rs 2, 11.15). Para São Lucas, que considera Jesus como o novo Elias, podemos supor que ele se inspira no relato dos Reis para evocar a partida de Jesus. Era preciso que seus discípulos o vissem subir ao céu para que eles pudessem herdar seu Espírito: “Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu à vista deles. E quando uma nuvem o cobriu, eles não puderam vê-lo mais” (At 1,9). (https://www.ihu.unisinos.br/…/519991-ascensao-uma-nova…).
Celebremos a Ascensão do Senhor pedindo que Ele envie Seu Santo Espírito sobre nós e sobre a humanidade inteira, principalmente, sobre aquelas nações que estão em guerras e conflitos.
Clique no link abaixo e reze cantando.