Na noite de ontem, 19 de maio, nossos alunos da terceira série, acompanhados dos Professores Salvatore Benvenuto (Sociologia) e Maria Cristina Muniz (Literatura), participaram do primeiro evento pedagógico, fora do espaço escolar, após dois anos de restrições causadas pela pandemia. Eles foram assistir à peça “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, no Teatro Firjan SESI.
A proposta pedagógica aborda a atualidade dos textos de Lima Barreto, nos cem anos da sua morte, em 01 de novembro de 2022, e como suas obras criticavam, de maneira contundente, as questões políticas, os costumes da República Velha, a herança de mais de três séculos de escravatura, além de retratar a periferia e personagens que não faziam parte da elite do Rio de Janeiro, a fim de que os alunos reflitam sobre a persistência de mazelas sociais, em pleno século XXI.
Além de assistir a uma peça imperdível, os alunos tiveram a honra de prestigiar um dos maiores atores deste país, uma referência a todos que respiram arte, cultura e cidadania: Hilton Cobra, fundador da Cia dos Comuns e do grupo de artistas negros Akoben, ator, diretor e produtor. Profundo incentivador da produção negra no Brasil, Hilton Cobra representa a resistência da cultura e da arte, em tempos tão difíceis.
Após assistir ao monólogo “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”, a terceira série foi até o palco prestar uma singela homenagem ao ator Hilton Cobra, pela celebração do seu aniversário, no dia 25 de maio, Dia da África, presenteando-o com um girassol, símbolo de calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade.
Certamente a noite de ontem ficará na memória dos alunos do Sion/RJ.