Pela proximidade da Páscoa, este penúltimo domingo da Quaresma recebe o nome latino “laetare” = “alegra-te”, assim como o 3º domingo do Advento recebe o nome “gaudete” = “alegrai-vos”. Ambos convidam os fiéis a se alegrarem com a realização das promessas divinas: da Ressurreição do Senhor, na Páscoa e do Nascimento do Messias, no Natal.
Essas grandes celebrações de nossa salvação são muito bem preparadas. Por isso, a Igreja oferece um tempo privilegiado para a conversão e para a reconciliação com Deus e com os/as irmãos/ãs, simbolizado pela cor litúrgica roxa, enquanto que nesta pausa (3º domingo do Advento ou o 4º da Quaresma), a cor muda para rósea, a cor da alegria.
Hoje, Jesus conta a parábola do pai misericordioso em resposta às murmurações dos que se escandalizavam porque viam-no acolhendo os pecadores e comendo com eles (cf. Lc 15,1-3.11-32). A parábola retrata a imensa alegria do pai que recebe seu filho caçula de volta após tê-lo perdido para o pecado e quase morte. Com amor incondicional, esse pai se esquece de todos os pecados desse filho e o acolhe com muita alegria e festa, causando o ciúme do filho mais velho.
Desse modo, Lucas quer ensinar que Deus, nosso Pai acolhe, no Seu abraço misericordioso, todos/as que, tendo se afastado dEle, decidem voltar, com o coração arrependido. Ele ama igualmente o filho que nunca o abandonou, mas permaneceu servindo-O fielmente. Este, representado pelo filho mais velho, é convidado a abandonar suas murmurações e queixas contra seu irmão, acolhê-lo com amor – que supera a justiça da lei – e alegrar-se com sua salvação.
E nós, com qual dos filhos nos parecemos mais? De que forma experimentamos o imenso amor de Deus? Como respondemos a esse amor?
Disse o nosso fundador, Pe. Teodoro Ratisbonne: “Após tão tocante figura da misericórdia divina, não pode haver alma, por culpada e fraca que se sinta, que receie não receber o perdão, se, à imitação do filho pródigo, voltar a Deus sinceramente contrito e humilhado” (Theodoro Ratisbonne. Migalhas Evangélicas, p. 152).
Clique no link abaixo e reze cantando.