Neste domingo, refletimos sobre a pergunta do homem rico a Jesus: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Mc 10,17). Essa é uma pergunta comum de pessoas que reconhecem a Bondade de Deus e Lhe são gratas. Por isso, buscam em tudo fazer a Vontade de Deus e evoluir na fé.
A resposta de Jesus atesta essa verdade, “Tu conheces os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe”. Tudo isso era observado por aquele homem, mas ainda lhe faltava uma única coisa, segundo o Mestre: “vai, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me” (Mc 10,19.21b).
Muitos de nós estamos no caminho certo da observância dos mandamentos, mas ainda apegados/as aos bens que conquistamos com nossos esforços ou que herdamos. Entre estes bens pode estar o conhecimento e a sabedoria, os quais podem nos tornar autossuficientes ou até mesmo arrogantes. O seguimento de Jesus requer desapego do que nos torna poderosos/as para nos identificar com Ele, o qual morreu e ressuscitou para nos salvar.
Nesta semana que celebramos o dia das crianças, lembremos o carinho e a predileção que Jesus lhes tinha, a tal ponto de vincular a elas o acesso à nossa salvação. No texto imediatamente anterior ao que estamos refletindo hoje e que está presente nos três Evangelhos sinóticos, Jesus afirma: “Em verdade vos digo: aquele que não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele” (Mc 10,15; cf. Mt 19,14 e Lc 18,16). Talvez Jesus esteja falando do amor incondicional e gratuito que uma criança tem aos pais, de sua espontaneidade, alegria, pureza, humildade, características que lhe são próprias, entre outras.
Disse nosso fundador, Pe. Teodoro: “Para saber se um homem é bom, é preciso ter certeza de que ele ama a música, as flores, os pássaros e as crianças” (Theodoro Ratisbonne. Origens de Sion. 1854-1884, p. 57).
Que Nossa Senhora Aparecida abençoe e proteja todas as crianças do Brasil e do mundo!
Agora clique e cante com sua família: https://www.yout-ube.com/watch?v=rnjdmhUjkSo