SEMANA SANTA

A Semana Santa começa no dia 28 de março (Domingo de Ramos) e termina em 4 de abril (Domingo de Páscoa).

Essas datas são móveis. Para calcular o dia da Páscoa deve-se somar 46 dias à quarta-feira de cinzas (dia seguinte ao Carnaval), pois é nessa quarta-feira que tem início a Quaresma, tempo que antecede a Páscoa, e que dura até a quinta-feira da Semana Santa. Assim, de 17 de fevereiro (quarta-feira de cinzas) a 1 de abril (quinta-feira santa) decorrem 46 dias.

Na quinta-feira santa (01 de abril) é quando se celebra a cerimônia do Lava-pés e a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, de acordo com os relatos bíblicos. Não é feriado, mas em muitas escolas não há aulas.

De acordo com a Lei n.º 9.093, de 12 de setembro de 1995, a sexta-feira santa (02 de abril), também conhecida como “Sexta-feira da Paixão”, é um feriado federal que se realiza na Semana Santa.

O sábado de Aleluia “Sábado Santo” (03 de abril), não é considerado um feriado no Brasil, mas sim um ponto facultativo em alguns municípios. Nesta data, a Igreja Católica faz a vigília pascal, onde é lembrada a “descida de Jesus à mansão dos mortos”.

O Domingo de Páscoa (04 de abril) comemora a Ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa tem origem judaica e chamava-se Pessach, que significa “passagem”. A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, no Antigo Testamento da Bíblia.

A Semana Santa representa três momentos: Paixão (martírio), Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Saiba mais em: https://www.calendarr.com/brasil/semana-santa/