Pesquisar
Close this search box.

Ciências a céu aberto

Com o objetivo de propiciar significado à aprendizagem, durante aula de Ciências, alunos do Ensino Fundamental vivenciaram, de forma prática, conteúdos verificados anteriormente em sala de aula. Pesquisas recentes falam sobre a importância do contato com a terra e plantas para a saúde pessoal e ambiental. Sendo assim, além da aprendizagem acadêmica de excelência, o Colégio Sio do Rio de Janeiro (Sion-RJ) oferece aos estudantes o contato com a natureza e aprender ao ar livre.

A escola dispõe de uma ampla área verde, com cachoeira e mata preservada. Nesse sentido, na Semana da Saúde, os alunos do 2º e do 3º ano tiveram a oportunidade de trabalhar o tema “A saúde dos seres vivos e dos ambientes” e os dos 4º e 5º anos “Biodiversidade, compostagem e horta orgânica”, também de forma prática.

Os alunos do 2º ano trabalharam a biodiversidade brasileira, e verificaram hábitos de vida e alimentares da fauna do Brasil. O 4º ano trabalhou compostagem. Os alunos verificaram na prática  técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos. Estudantes do 5º ano plantaram na horta da escola hortaliças, cactos e mudas frutíferas.

Já os alunos do 6º ano vivenciaram o plantio de Ingá feijão e Bacupari Mirim, espécies da Mata Atlântica. Eles estão trabalhando a importância das árvores para a manutenção do clima e da água. “As árvores liberam vapor d’água contribuindo para as chuvas e abastecimento dos mananciais. Além de enriquecerem o ambiente com a sua beleza, fornecem alimento e gás oxigênio para os seres vivos.”,explicou Letícia, professora de Ciências.