Pesquisar
Close this search box.

Tecnologia e Aprendizagem

Muito se discute a respeito do uso das ferramentas tecnológicas na escola. Para alguns já é uma discussão datada e sem sentido: as novas tecnologias vieram para ficar. Outros, ao contrário, ainda questionam sua eficiência e debatem sobre como, quando e que papel devem ocupar na aprendizagem.

Mas qual é o papel das novas tecnologias no cenário Educacional? Sobre o assunto, conversamos com a nossa coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Penha Cristina Freitas. Vale a pena conferir. ;)

Qual é a sua opinião sobre o advento das novas tecnologias no canário social atual? 

Não podemos mais ter dúvida do papel central que a tecnologia vem ocupando, e cada vez mais, em nossas vidas. É um novo estilo de vida, que vai do aplicativo do banco, do transporte e de música, aos de novos meios de deslocamentos urbanos como bicicletas e patinetes, por exemplo. São tantos recursos que, de tão incorporados ao nosso dia a dia, já não percebemos como “novas tecnologias”.

O que você pensa a respeito do uso das novas tecnologias dentro da escola?

Como sempre, o equilíbrio é a melhor resposta. É importante destacar que por trás dos algoritmos super poderosos existe um ser humano que os concebeu, pensou, raciocinou, refletiu, analisou, pesquisou e criou. Enfim, usou muitas habilidades e competências que precisaram ser desenvolvidas ao longo de sua vida escolar. Para nós a tecnologia, é mais uma ferramenta que possibilita avançar no aprendizado. Ou seja, auxilia no processo da formação completa, necessária para tornar o aluno um indivíduo capaz de refletir, comparar, analisar, argumentar, discernir, calcular e pesquisar. A tecnologia não é fim, é meio.

Como a tecnologia é inserida no processo de aprendizagem no Colégio Sion-RJ?

O investimento feito pelo Colégio Sion-RJ tem como objetivo oferecer aos estudantes novos recursos, que colaborem na apropriação do conhecimento. Os aparelhos de multimídia, compostos por laptop e projetor instalados nas salas de aula, são ferramentas que devem ser aliadas à construção do saber. Ou seja, são instrumentos mediadores para o trabalho do professor, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Têm sido oportunidades interessantes de integração dos recursos tecnológicos ao conhecimento já adquirido em sala de aula, com o suporte do livro didático. Estamos incorporando regularmente às aulas de Geografia, História e Língua Portuguesa atividades no laboratório de informática. Na sala de audiovisual, projeções de imagens, vídeos e documentários, igualmente, dão apoio aos temas trabalhados dentro dos conteúdos curriculares, de maneira interativa e dinâmica.