A Semana de Informação Profissional 2019 (SIP 2019) do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ) aconteceu no período de 9 à 14 de maio. O evento, realizado nos espaços interativos da escola, é destinado aos alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Os palestrantes da SIP são profissionais de diferentes áreas do mercado, com formação acadêmica em universidades públicas e privadas, dentre os quais se destacam ex-alunos do Sion-RJ.
A palestra de abertura contou com a presença de convidado especial Leandro Figueiredo, Orientador Profissional. Durante a SIP 2019, acontecem apresentações e debates com projeções que vão de acordo com os assuntos sugeridos pelos próprios alunos, em conjunto com a orientadora educacional, responsável pelo projeto de Orientação Profissional do colégio, professora Denise Pina.
Na entrevista a seguir a coordenadora fala mais sobre o assunto:
Qual é o objetivo da SIP?
O objetivo é apresentar aos alunos os cursos, as profissões e seus respectivos mercados de trabalho para esclarecer possíveis dúvidas dos estudantes e abrir novas perspectivas de escolhas para o curso superior. A Universidade é a próxima etapa de formação acadêmica dos jovens do Ensino Médio. É extremamente importante fazê-los conhecer as diferentes opções de carreiras existentes para que possam escolher a melhor possibilidade.
Por que o Colégio investe nesse tipo de evento formativo?
Entendemos que, para uma escolha tão importante quanto a profissional, é necessário o diálogo com especialistas no assunto. Orientadores profissionais conheçam as especificidades das carreiras e cursos universitários, além disso, possuem informações consistentes acerca do mercado de trabalho.
Por que é imprescindível a participação e acompanhamento dos pais nessa etapa da vida de seus filhos?
Dulce Penna, Orientadora Profissional, nos diz que: “A escolha da profissão coloca para o jovem de hoje enormes dificuldades diante da infinidade de cursos e novas especializações que têm surgido. O fascínio exercido por esse leque quase infinito de opções pode se transformar em mais uma fonte de angústia para o adolescente, no momento em que ele está tentando descobrir-se.” Daí a importância do envolvimento dos pais. Eles precisam atuar junto com a escola, orientando e fortalecendo a escolha profissional dos jovens.