Em 2019, o programa de Iniciação Científica, do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ), será implantado no 8º e no 9º ano do Ensino Fundamental. A professora responsável pelo projeto, Fernanda Nascimento, explica que preparar o aluno para realização da prática científica, em sua vida acadêmica, é um dos principais objetivos do programa. “Buscamos desenvolver em nossos estudantes habilidades voltadas à produção do conhecimento e à resolução de problemas. Por meio de praticas laboratoriais e discussões teóricas a partir de leituras e produções de artigos científicos, visamos incentivar a criatividade e a autonomia no processo da aprendizagem cientifica.”
Vinculado à área das Ciências da Natureza, o programa acontece às quintas-feiras, das 13h30 às 14h20, no novo laboratório de Ciências da escola, e nas salas de aula e de audiovisual. Para apresentar à Comunidade Escolar o resultado da pesquisa realizada a longo deste período letivo, no término do ano, os alunos vão expor um pôster e um artigo, conforme regras adotados no modelo científico.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Simone Oliveira, outra forma de incentivo aos estudantes, e de reconhecimento do trabalho desenvolvido, é fomentar a atuação deles em eventos acadêmicos e científicos. “O artigo e o pôster dos projetos criados pelos alunos poderão ser futuramente aproveitados, visto que o estímulo à participação em eventos da sociedade científica é parte fundamental dos objetivos da Iniciação Científica.”
Confira 6 benefícios da Iniciação Científica dentro da escola:
- Desenvolve habilidades para a produção do conhecimento;
- Estimula a criatividade e a autonomia no processo de aprendizagem;
- Funciona como aporte para a resolução de problemas;
- Incentiva a discussão teórica colaborativa e o trabalho em grupo;
- Instiga a leitura e a produção de artigos científicos;
- Prepara o aluno para a prática científica em sua vida acadêmica.
Planejamento do programa de Iniciação Científica dos 8° e 9° anos:
Data | Programação | Série(s) |
14/02 |
Introdução: Apresentação do projeto e da Prática Científica |
8º / 9º |
21/02 |
Aula Prática (laboratório de Ciências); Principais equipamentos, técnicas e métodos desenvolvidos em laboratórios. |
9º |
28/02 |
Aula Prática (laboratório de Ciências); Principais equipamentos, técnicas e métodos desenvolvidos em laboratórios. |
8º |
21/03 | Apresentação dos Temas de Pesquisas. | 8º / 9º |
28/03 | Definição e Entrega dos Projetos de Pesquisa escolhidos pelos grupos | 8º / 9º |
25/04 | Aula Prática de Laboratório: Práticas Avançadas de Metodologia de Pesquisa Científica |
9º |
02/05 |
Registro, Coleta e Levantamento de dados . Produção de Tabelas e gráficos. |
9º |
09/05 |
Registro, Coleta e Levantamento de dados . Produção de Tabelas e gráficos. |
8º |
23/05 |
Metodologia Científica Avançada. Formulação de Hipóteses, hipótese x Conclusão. |
9º |
06/06 | Da Pesquisa ao Conhecimento Popular: Como a produção científica contribui para a humanidade. |
8º / 9º |
13/06 |
Instituições de Pesquisa no Brasil. |
9º |
04/07 | Visita à uma Instituição de Pesquisa * | 8º / 9º |