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Aprendizagem significativa: construindo um Terrário

Com o objetivo de observar e estudar as alterações que ocorrem em um ecossistema, os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ), produziram um terrário na aula de Biologia, no novo laboratório de Ciências da escola.

Trata-se de um recipiente onde se reproduzem as condições ambientais necessárias para diferentes seres vivos, total ou parcialmente terrestres. Pode ter diversos tamanhos e ser produzido a partir de diferentes materiais, mas sempre com pelo menos uma de suas paredes feita de algum material transparente para propiciar a visão da parte interior e a entrada de luz, a fim de que aconteça a fotossíntese. Assim sendo, por meio do terrário, é possível observar o comportamento dos seres vivos no mundo natural.

De acordo com a professora, Rosane Nunes, a aula prática teve como principal objetivo a observação da estrutura trófica de um ecossistema, dividida em estrato autotrófico, representado pela camada superior ou “faixa verde” (plantas), e estrato heterotrófico, apresentado pela camada inferior ou “faixa marrom” (solo, sedimentos e raízes). “Além disso, vamos utilizar o terrário construído pelos próprios estudantes, nas próximas aulas, para a observação do ciclo da água, o que verificaremos no conteúdo de Ecologia, quando estudarmos os ciclos biogeoquímicos. Esses conceitos são de extrema importância para o conhecimento dos diferentes ecossistemas e bastante cobrados no ENEM.”

 

 

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