O Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ) investe continuadamente na reforma e melhoria de seus espaços de aprendizagem e infraestrutura. A revitalização do laboratório de Ciências da escola proporcionará aos estudantes novos recursos a favor da construção do conhecimento. A modernização do ambiente tem, entre os objetivos, oportunizar aos alunos aprendizagem ainda mais significativa, de modo que tenham maior interesse em descobrir sobre o mundo em que vivemos.
Com estrutura física toda reformada, o amplo e moderno Laboratório de Ciências do Sion-RJ conta com novos móveis, equipamentos e produtos que permitem maior investigação científica nas áreas de Biologia, Física e Química. Com os recursos atuais, as atividades experimentais poderão ser pontecializadas, o que tende a estimular a curiosidade e o aprendizado.
A professora de Ciências do colégio, Fernanda Nascimento, explica que um dos recursos facilitadores da aprendizagem é a experimentação. Nesse contexto, o laboratório de Ciências é um ambiente fundamental para a consolidação da compreensão e aprofundamento da análise dos fenômenos biólogicos, físicos e químicos. Nesse sentido, torna-se necessária a adequação das metodologias de ensino e aprendizagem aos objetivos referentes à formação de cidadãos protagonistas.
“Uma escola que investe na prática experimental vai além da aprendizagem de qualidade. Buscamos também formar pessoas capazes de contribuir para a produção de inovações tecnológicas e sociais, as quais promovem o desenvolvimento da sociedade” – Fernanda Nascimento, professora de Ciências do Sion-RJ.
Confira algumas das melhorias realizadas no laboratório de Ciências do Sion-RJ:
Modernização das bancadas e banquetas: permitem a otimização das atividades, divisão da turma em grupos independentes e maior interação entre os estudantes durante os experimentos.
Novo mobilário: armários adaptados para as necessidades do laboratório, com prateleiras e design que fornecem a praticidade, o armazenamento e estoque dos materiais e produtos.
Aplicação de data show e laptop próprios com acesso à internet: ampliação das diferentes formas de aprendizagem.
Novas instalações elétricas e hidráulicas: mais tomadas e torneiras melhores distribuídas: mais facilidade para usar a aparelhagem e materiais.
Atualização das capelas laboratoriais (ou capelas de exaustão): garantem ainda mais segurança aos estudantes durante manipulação de produtos químicos.
Aquisição de novos equipamentos, produtos químicos e peças de vidraria: possibilitam inovações durante os experimentos e facilitação da aprendizagem de forma ainda mais significativa.
Ug grade no sistema de refrigeração: oferece melhor ambientação e conforto aos alunos.
Pais, mães e familiares tiveram a oportunidade de visitar e conhecer o novo laboratório de Ciências na Mostra Cultural 2018 do Sion-RJ: