Robótica Educacional

[tab: Informações] [one_half]

A EDUTEC, em parceria com o Colégio SION, realiza o Projeto de Robótica – LEGO Education, para alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental, no período de agosto a novembro.  As aulas acontecem no 6º tempo (6º e 8º ano) e no contraturno (5º e 7 ºano). A duração será de 5 aulas, com valor de R$ 120,00 (parcelado em até 3x sem juros).  Ao término do Clube de Robótica, todos os alunos receberão um Certificado de Participação.

A Robótica Educacional é considerada um ambiente de aprendizagem, pois reúne materiais de diversos tipos, como: blocos lógicos, peças de encaixe e motores que permitem a investigação de alguns tipos de alavancas, rodas, eixos, simetrias e engrenagens. Desta forma, convida os participantes a imergirem em desafios pedagógicos relacionados à metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), através da vivência dos 4 CONCEITOS (ver imagem ao lado).

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[toggle_content title=”Horário das Aulas”]

As aulas acontecerão no período abaixo:

TURMA HORÁRIO AULA 1 AULA 2 AULA 3 AULA 4

5º ano A e B

(4ªfeira)

12h e 10min às

13h

15/8 5/9 12/9 19/9

6º ano A e B

(2ªfeira)

11h e 50min às

12h e 40min

20/8

3/9

10/9

17/9

7º ano

(4ªfeira)

13h e 30min às

14h e 20min

12/9

19/9 10/10   17/10

8º ano A e B

(2ªfeira)

11h e 50min às

12h e 40min

24/9

1/10 8/10

22/10

Obs: Nos dias 7,8 e 9/11 irá acontecer AULAS EXTRAS para finalização dos Projetos que serão expostos na MOSTRA CULTURAL SION (10/11).

[/toggle_content] [toggle_content title=”Benefícios”]

A Robótica Educacional propicia o desenvolvimento da inteligência, do pensamento crítico, da criatividade e da concentração, o que permite um aprofundamento e um avanço nas etapas seguintes do mundo da robótica. Nas atividades apresentadas, os alunos trabalham equilíbrio, movimento, força, probabilidade e reconhecimento espacial.

[/toggle_content] [toggle_content title=”Habilidades e Competências”] [one_third]
  • Raciocínio Lógico
  • Superação de Desafios
  • Cooperação
  • Trabalho em Equipe
  • Relações Sociais Positivas
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  • Organização
  • Planejamento
  • Pesquisa
  • Criatividade
  • Análise
[/one_third] [one_third_last]
  • Autonomia
  • Coordenação Visomotora
  • Paciência
  • Autocontrole
  • Programação
[/one_third_last][/toggle_content] [toggle_content title=”Material Utilizado”]

WeDo 2.0

O LEGO Education WeDo 2.0 permite que professores disponibilizem projetos científicos envolventes, por meio de uma combinação de software acessível e componentes inteligentes, aproveitando todo o entusiasmo da descoberta por meio de conteúdos de Ciências.

O conjunto é fornecido em uma caixa de armazenagem (280 peças), juntamente com bandejas de peças, etiquetas um smarthub, um motor médio, sensor de movimento, um sensor de inclinação e elementos de construção. O software para desktop e tablet correspondente fornece um ambiente de programação fácil de usar e inclui os Projetos Curriculares do WeDo 2.0, que abrange: questões da vida real, noções de Física, Ciências da terra e do espaço, bem como Engenharia.

EV3

O sistema inclui o Bloco EV3 inteligente. Um computador programável compacto e poderoso que torna possível controlar motores e coletar feedback dos sensores utilizando o software de programação e registro de dados com ícones intuitivos que é fornecido com o conjunto (541 peças).

O conjunto é fornecido em uma caixa de armazenamento robusta, com uma bandeja de classificação, três servomotores, cinco sensores (giroscópio, ultrassônico, de cor e dois de toque), uma bateria recarregável, cabos de conexão e instruções de construção digitais e blocos de construção LEGO.

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 Exemplos de Projetos:

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WeDo 2.0

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WeDo 2.0

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EV3

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EV3

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 Saiba Mais:

[one_fourth] [/one_fourth] [one_fourth]O Universo da RobóticaO Universo da Robótica[/one_fourth] [one_fourth]A Importância da CiênciaA Importância da Ciência[/one_fourth] [one_fourth_last][/one_fourth_last] [clear] [tab: 5º ano]

Os alunos que participaram dos encontros LEGO Education (We Do 2.0), construíram os protótipos com a temática: AS HISTÓRIAS DE MONTEIRO LOBATO, E AS AVENTURAS E VIAGENS DE TODOS NÓS…

Aula 1

Desafio – Construir carinhas de alguns personagens do Sítio do Picapau Amarelo

Durante o encontro, os alunos montaram  carinhas dos seus personagens favoritos usando peças lego e aprenderam os comandos de como programar.

Nossas fotos

Aula 2

Desafio – Construir um jacaré que representa a “Cuca”, um dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Durante o encontro os alunos montaram o jacaré, seguindo o passo a passo 3D, utilizaram  sensor de presença, programaram a velocidade relacionada (abrir e fechar), da boca do jacaré.

Nossas Fotos

Aula 3

Desafio – Construir um navio, que leva Dona Benta a viajar com: Narizinho, Pedrinho, Tia Anastácia, Visconde e Quindim para desbravar o mundo, no livro: Geografia de Dona Benta de Monteiro Lobato.

Durante o encontro os alunos montaram o navio, seguindo o passo a passo 3D, e programaram movimento da maré.

Nossas Fotos

Aula 4

Desafio – Construir um avião que representa um  dos progressos tecnológicos do homem, relacionado no livro As Histórias das Invenções de Monteiro Lobato, que Dona Benta conta para seus netos e Emília.

Durante o encontro os alunos montaram o avião, seguindo o passo a passo 3D e programaram o movimento da hélice.

Nossas Fotos

 

AULA EXTRA – Dia 09/11/2018

Desafio: Montar a CUCA para a Mostra Cultural Sion 2018

Durante o encontro os alunos tiveram muita facilidade e agilidade ao  montar a cuca. Exploraram opções ao programá-la, inseriram um som ao projeto e concluíram o desafio proposto deixando seu protótipo pronto para sua culminância.

Projeto para Mostra

 

[tab: 6º ano]

Os alunos que participaram dos encontros LEGO Mindstorms EV3, construíram protótipos com a temática: PAQUETÁ TEM OLHOS DE MAR

Aula 1

Desafio – Construir o bondinho do Morro do Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, os alunos montaram o bondinho usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-lo visualizando o passo a passo 3D, e o deslocamento (subida e descida) do protótipo, foi programado pelos alunos.

Nossas fotos

 

Aula 2 e 3

Desafio – Construir um triciclo, meio de transporte utilizado em Paquetá, e encontrados em outros  lugares do Rio de Janeiro.

Durante a aula 2, os alunos montaram o triciclo usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-lo visualizando o passo a passo 3D, e seu movimento através de uma programação determinada. Na aula 3, os alunos foram desafiados a programar e experimentar as diversas possibilidades.

Nossas fotos

Aula 4

Desafio – Construir uma vara de pescar, porque em  Paquetá o ambiente tranquilo proporciona este tipo de atividade.

Durante o encontro, os alunos montaram uma vara de pescar, usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-la visualizando o passo a passo 3D, e seu movimento (sobe e desce), através da programação. Os alunos foram desafiados a programar e experimentar outras possibilidades.

Nossas fotos

AULA EXTRA – Dia 12/11/2018

Desafio: Construir um triciclo que se movimente em linha reta, sobre um trilho.

Durante o encontro os alunos tiveram muita iniciativa e agilidade ao  montar o triciclo. Exploraram, novas opções ao programá-lo, para movimentá-lo em linha reta, e concluíram o desafio proposto.

Nossas Fotos

 

[tab: 7º ano]

Os alunos que participaram dos encontros LEGO Mindstorms EV3, construíram os protótipos com a temática: COMO SE ESCREVE PARATY? SE ESCREVE CULTURA!

Aula 1

Desafio – Construir um robô musical, porque Paraty realizou em maio de 2018, sua 10ª Edição do Festival Bourbon Internacional de Blues, Jazz e Soul.

Durante o encontro, os alunos montaram uma robô musical , usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-lo visualizando o passo a passo 3D, aprenderam sobre movimento giratório. O protótipo tinha um sensor de cores que ao reconhecê-las,  reproduzia um som distinto para cada cor.

Nossas fotos

Aula 2

Desafio – Construir um robô pintor, porque a Casa da Cultura Câmara Torres em meio a tantas construções coloniais, transformou-se em um organismo integrado à vida cultural e social de Paraty.

Durante o encontro, os alunos montaram uma robô pintor, usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-lo visualizando o passo a passo 3D, e realizaram  programação.

Nossas fotos

Aula 3

Desafio – Construir uma tirolesa, porque no Paraty Sport Aventura, existem 650 metros de pura adrenalina, com total integração com a natureza no topo das árvores.

Durante o encontro, os alunos montaram uma tirolesa, usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-la visualizando o passo a passo 3D,  e seu movimento (sobe e desce) foi programado de diversas maneiras.

Nossas fotos

 

Aula 4

Desafio – Construir um barco, porque Paraty proporciona aos visitantes, conhecer as mais belas ilhas e praias a beira mar com passeios inesquecíveis.

Durante o encontro, os alunos montaram um barco, usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-lo visualizando o passo a passo 3D,  e seu movimento foi programado.

Nossas fotos

AULA EXTRA – Dia 14/11/2018

Desafio: Construir um bondinho apresentando um movimento vai e vem.

Durante o encontro os alunos tiveram muita iniciativa e agilidade ao montarem o bondinho. Exploraram  opções ao programar e concluíram o desafio proposto.

Nossas Fotos

[tab: 8º ano]

Os alunos que participaram dos encontros LEGO Mindstorms EV3, construíram os protótipos com a temática: OS IMPACTOS DA LEI ÁUREA, 1888 – HISTÓRIAS A SEREM CONTADAS E CHEGADA DAS IRMÃS DE SION.

Aula 1

Desafio – Construir uma mão robótica, para representar a “Lei Áurea” em 1888, quando Princesa Isabel libertou os escravos.

Durante o encontro, os alunos montaram uma mão robótica, usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-la visualizando o passo a passo 3D, seu movimento simula a escrita, onde uma caneta se fixa ao seu braço.

Nossas fotos

 

Aula 2

Desafio – Construir um relógio analógico, para representar o primeiro relógio de bolso, que surgiu por volta de 1500, e ajudou o homem a marcar o tempo, minutos e segundos; facilitando a vida da humanidade.

Durante o encontro, os alunos montaram um relógio analógico, usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-lo visualizando o passo a passo 3D, seu movimento horário, marca às horas.

Nossas fotos

 

 

Aula 3

Desafio – Construir uma moenda, representando o ciclo do açúcar, fase histórica do Brasil, onde a produção de açúcar nos engenhos nordestinos extraiam através do esmagamento da cana, seu suco.

Durante o encontro, os alunos montaram um moedor de cana, usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-la visualizando o passo a passo 3D, aprenderam sobre a importância do uso de roldanas para permitir atrito e sua programação.

Nossas fotos

Aula 4

Desafio – Construir um navio negreiro, barco que transportava os negros destinados ao trabalho escravo.

Durante o encontro, os alunos montaram um navio negreiro, usando peças do kit EV3 , aprenderam a montá-la visualizando o passo a passo 3D, aprenderam sobre a importância do uso de roldanas para permitir atrito e sua programação.

Nossas fotos

AULA EXTRA – Dia 12/11/2018

Desafio: Construir um triciclo que andasse em uma esteira.

Durante o encontro os alunos tiveram muita iniciativa e agilidade ao  montar o triciclo. Exploraram opções ao programar e concluíram o desafio proposto.

Nossas Fotos