As crianças do Pré I da Educação Infantil do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ) participaram de um momento formativo bastante especial. Após a contação da história “Descoberta da Joaninha”, na sala do quadro interativo, elas confeccionaram o fantoche da personagem principal, a Joaninha, e, como culminância da atividade, passearam pelo lindo jardim do SION. Já os alunos do Pré 2 e do 1º ano do Ensino Fundamental ouviram a história e, depois, dramatizaram a fábula com adereços.
A narrativa fala sobre a Joaninha partilhar seus adereços, escolhidos especialmente para ir à festa na casa da Lagartixa, com os outros bichinhos da floresta que não tinham enfeites. Assim, a Dona Formiga, a Dona Aranha, a Taturana e a Minhoca puderam ir à festa também. Dona Joaninha ficou tão feliz com a presença e a alegria das outras, que nem reparou ter dado tudo o que ela havia posto para ficar mais bonita. Foi então que a Joaninha descobriu que para ficar bonita e se divertir é preciso ter um bom coração. Ela conseguiu uma alegria de viver, a partir da felicidade das amigas. Desse modo, pode perceber que a felicidade se irradia de dentro para fora.
A orientadora educacional do segmento, Daniela Carvalho, explicou que a atividade tem como finalidade desenvolver sentimentos de amizade, bondade, solidariedade e simplicidade nas crianças, além de incentivar à leitura, desenvolver a criatividade e ainda enriquecer o vocabulário dos alunos. “Trata-se de uma história que trabalha o desapego em relação aos bens materiais. A partilha é o tema central da história, que valoriza o “ser” e não o “ter”.” – relatou Daniela.