EDUCAÇÃO COM AUTONOMIA
No Novo Integral do Colégio Sion do Rio de Janeiro, as crianças passaram a interagir umas com as outras em ambientes pensados de acordo com cada turma. O mobiliário adaptado, aplicado nos diferentes ambientes do espaço, foi projetado para estimular a autonomia e o bem estar das crianças.
Os móveis são apropriados ao tamanho e à altura dos alunos de cada faixa etária, para que eles consigam transformar simples ações do dia a dia – como lavar as mãos, usar o sanitário, dar descarga e pegar livros e brinquedos na estante – em atitudes de aprendizagem. A partir da infraestrutura ofertada no segmento, a equipe de professoras do Novo Integral propõem, constantemente, possibilidades de investigações para incentivar as crianças a solucionarem as questões do dia a dia.
EDUCAÇÃO COM AFETO
As crianças do Integral ficam na escola nos turnos da manhã e da tarde, em alguns casos, mais de 10 horas por dia. Sendo assim, juntamente ao estímulo técnico que incentiva o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, é importante que ela se sinta à vontade e perceba o espaço como um lugar de atenção e amor. Portanto, o projeto do Novo Integral tem como foco conceber um ambiente pedagogicamente apropriado, assim como professoras, assistentes, auxiliares, coordenadora pedagógica e direção estão atentos às demandas afetivas das crianças e das famílias.
As refeições são feitas em conjunto no refeitório do colégio, que também foi reformado. O local também é tido como uma área de desenvolvimento dos alunos, uma vez que lá são trabalhados aspectos como a interação, a socialização e o respeito. O cardápio é montado, diariamente, pela nutricionista da escola, que privilegia a alimentação saudável e balanceada.
A proposta é oferecer um espaço em que as crianças sintam-se à vontade para realização das refeições, de atividades acadêmicas e de lazer.
EDUCAÇÃO COM PLURALIDADE
As salas e aula do segmento – amplas, arejadas, iluminadas, versáteis e confortáveis – são como um convite às múltiplas atividades que permitem aprender de forma lúdica e interativa. Ao longo do ano letivo, é preciso diversificar as possibilidades de atividades, sistematicamente, para que as crianças se mantenham envolvidas e interessadas a descobrir novas informações no cotidiano escolar e do mundo. Por isso, construímos diferentes ambientes neste espaço exclusivo dos alunos do Integral, os quais estimulam variadas formas de expressão em cada aluno.
Trata-se da ampliação das experiências de aprendizagem e desenvolvimento.