A nova concepção do espaço do turno Integral do Colégio Sion do Rio de Janeiro, destinado às crianças que ficam na escola das 7h às 17h30, apresenta benefícios que tendem a aumentar, ainda mais, o nível de aprendizagem delas. O lugar de 360 m² apresenta espaço exclusivo, com salas de aula, vestiário e banheiros próprios, além de mobiliário adaptado para cada faixa etária. Com projeto contemporâneo, nas paredes das salas, agora mais amplas e confortáveis, é possível admirar o grafitismo aplicado com cores e formas exuberantes.
Os alunos do segmento, durante o período da manhã, fazem o dever de casa, praticam esporte e participam de atividades lúdicas e jogos educativos. Também tomam banho, almoçam e descansam, antes de iniciarem a aula, à tarde, referente à série que estão cursando. Uma das principais mudanças ocorridas, com a reforma do Integral, foi a divisão dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, em duas salas distintas. Antes, eles estudavam numa mesma sala, dividido em grupos.
Com o Novo Integral, as crianças passaram a ficar reunidas em grupos que apresentam interesses semelhantes, de acordo com a faixa etária. Assim, as professoras poderão trabalhar conteúdos específicos de cada turma, como os deveres de casa e as pesquisas sobre conteúdos vistos em sala de aula, de maneira mais direcionada.
“O Novo Integral está mais amplo e com ambiente exclusivo. Agora, as crianças têm copa e banheiros ambientados no próprio espaço. A Mariana disse ter amado esta nova organização e as pinturas nas paredes.” – Fernanda Faulstich, mãe da aluna Mariana Faulstich, do 3º ano do Ensino Fundamental I.
“A unificação de todas as salas e ambientes correspondentes ao segmento aproximas as crianças do Integral. Eles passam o dia todo no colégio, com a ampliação e integração dos espaços do Novo Integral, a infraestrutura do segmento ficou mais aconchegante.” – Leandra Frauches, mãe da aluna Luiza Frauches, do Pré II.
“O integral é um segmento que necessita de uma atenção peculiar, devido o número de horas que o aluno passa dentro da escola. É necessário que o espaço seja acolhedor e que apresente infraestrutura adequada. A divisão sobretudo dos alunos de maior idade teve grande significado com a implantação de um espaço para descanso exclusivo deles. As crianças com 8 anos, por exemplo, não costumavam dormir após o banho e o almoço, antes de iniciar a aula do turno da tarde, porque consideravam a prática exclusiva dos mais novos. O aumento da segmentação de salas por idades e a instalação de mobiliários, que vão de acordo com cada faixa etária, incentivam a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia.” – Sandra Calvet, diretora pedagógica.
“Um dos objetos traçados na concepção do projeto foi possibilitar às crianças do segmento a sensação de estarem em uma extensão da casa delas.” – Valéria Albuquerque, arquiteta do escritório V&A7, responsável pelo projeto.
“O projeto vai além do benefício formativo e pedagógico. Propiciou maior integração da equipe do Integral. Agora todas nós estamos juntas, num espaço exclusivo do segmento, o que favorece, igualmente, uma maior união entre os alunos. Um espaço destinado somente a eles, propiciará maior liberdade, inclusive, de locomoção porque não precisarão mais se deslocar para outros andares. A coordenação passou a ter uma visão homogenia do grupo. O feedback das famílias não poderia ser mais positivo, estão muito felizes!” – Elaine Perdigão, coordenadora do segmento Integral do Colégio Sion-RJ.
“Com o desejo de inovar na construção do Novo Integral, contratamos profissionais altamente capacitados para tangibilizar nossa proposta. A obra foi acompanhada pelo o engenheiro Fernando Medeiros e leva a assinatura da arquiteta Valeria Albuquerque. Adquirimos novos brinquedos e jogos educativos. Implantamos cenários voltados a aumentar o nível de aprendizagem dos alunos, como o o cantinho da boneca e da leitura. Com grande estilo, o grafiteiro Luigi Chiarelli alegrou as paredes das salas, vestuários e banheiros. Um alto investimento direcionado à excelência acadêmica e à formação completa de nossas crianças.” – Ir. Vaneide Chagas, diretora-geral do do Colégio Sion-RJ.