A Mostra Cultural 2016 do colégio Sion do Rio de Janeiro aconteceu no dia 05 de novembro, nos diversos espaços da escola. Trata-se de uma das principais ações da instituição, quando trabalhos de alunos de todos os segmentos, desenvolvidos ao longo do ano letivo, são exibidos ao público.
Durante o evento, os estudantes explicaram suas produções de maneira interativa com o público. Projetos apresentados por meio de maquetes, textos, manifestações orais, cartazes e vídeos anunciavam o tema central desta edição: “Sion, Nossa Casa Comum”.
Uma das ações da Mostra foi voltada, inclusive, aos antigos alunos da escola, que tiveram a oportunidade de escrever cartas a respeito do assunto “O prazer de ser um SIONENSE”. Julie Carneiro Baptiste, estudou no Sion no período de 1992 a 2003. Para ela, “o prazer de ser SIONENSE é isso: a certeza de que essa instituição, junto com minha família, foi minha base de educação e de formação como cidadã.”. Clique aqui e leia a carta na íntegra.
As crianças da Educação Infantil, no decorrer do segundo bimestre, produziram trabalhos sobre pintores como Pollock, Van Gogh, Miró, Romero Britto, Beatriz Milhazes, Tarsila do Amaral e Aldemir Martins, além de Ana Camelo e Jorge Guidacci, que vieram à escola conversar com os alunos e conhecer as obras criadas por eles criadas.
Os quadros pintados pelos alunos foram feitos de acordo com as seguintes etapas: concentração, paciência, atenção e construção. Desse modo, além da criatividade, foram estimuladas as habilidades motoras. Os estudantes do 1º ano, primeiramente, conheceram a obra do pintor para, depois, criarem seu próprio quadro, dentro do que compreenderam no primeiro momento. Portanto, as crianças criaram uma releitura das obras que escolheram.
Os pais e as mães tiveram a oportunidade de adquirir os quadros feitos pelos alunos, em troca de mantimentos que serão doados para Obra Social – Creche Sant´Anna, instituição beneficente assistida pelo colégio. A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Christiani Maron, explicou que o objetivo da atividade foi incentivar e desenvolver nos estudantes conceitos culturais, nas diversas formas de expressão. “A diversidade artística foi entrelaçada às questões da cultura e da solidariedade.”, falou a coordenadora.
Além da exposição dos quadros, no evento, o público pode conferir a biografia dos pintores estudados, além de vídeos que exibiram todo o processo de produção. Os elogios por parte dos presentes não paravam chegar. O Mostra Cultural 2016 do colégio Sion foi sucesso absoluto!