No dia 06 de maio, no salão nobre do colégio Sion-RJ, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, participaram de um debate sobre as relações entre empregadores e empregados domésticos, juntamente às professoras Cristiane, de Matemática, e Maria Fernanda, de História. O objetivo da atividade foi, de maneira interdisciplinar, avaliar os resquícios do modelo escravocrata no país, além de estudar a história das relações étnico-raciais nos séculos XIX e XX, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.
Os estudantes se organizaram em dois grupos para deliberar o assunto durante o debate. Um deles defendeu os empregados e o outro os empregadores. Para ampliar ainda mais a análise do tema, os estudantes assistiram ao filme “De que horas ela volta?”, leram textos de apoio sobre relações de trabalho e a base da história do regime escravocrata, estudaram a lei das empregadas domésticas, sancionada recentemente, e examinaram planilhas de custos com a aplicação de valores referentes a impostos.
“Por meio desta atividade, estudamos História, Matemática e, ainda, trabalhamos o quesito da formação humana, preparando nossos alunos para o exercício da cidadania.”, explicou a coordenadora do segmento, Simone França.