Pesquisar
Close this search box.

Carta de um antigo aluno

Formando da turma de 2001, nosso antigo aluno Vitor Marigo estudou aqui no colégio Sion durante 9 anos. Hoje, formado em Publicidade e Design, pela ESPM-Rio, é empresário e um apaixonado pela arte de fotografar. Ele é filho do renomado fotógrafo Luiz Claudio Marigo, pioneiro no segmento Fotografia da Natureza no Brasil. Como diz o ditado “Filho de peixe, peixinho é”. Não é por menos que Vitor se tornou especialista em fotografia e professor da área.

20160217 - 00123 Tivemos a honra de recebê-lo aqui na escola nesta semana. Além de fotografar os ambientes do colégio, nos deixou uma linda mensagem, a qual fazemos questão de compartilhar. Afinal, como diz aquele outro ditado “O bom filho à casa torna”. Confiram a carta a seguir:

“Minha história na fotografia começa certamente pela influência do trabalho do meu pai, pioneiro na Fotografia de Natureza no Brasil. Meu pai, Luiz Claudio Marigo, foi o primeiro fotógrafo a documentar a fauna e flora brasileiras e mostrar para o nosso povo, despertando a consciência ambiental e o amor pelas riquezas naturais do nosso país. Desde pequenos, eu, meu irmão (Gustavo Marigo, também ex-aluno do Sion) e minha mãe, acompanhamos meu pai em aventuras Brasil e mundo afora. Entre muitos importantes trabalhos do meu pai, um de grande relevância foram as figurinhas e álbuns do Chocolate Surpresa, da Nestlé, que despertou em milhares de pessoas o amor pela natureza.

Após sair do Sion, cursei a ESPM-Rio e me formei em Publicidade e Design no final de 2005. Durante a faculdade, ajudei meu pai a organizar dois workshops de fotografia de natureza, um na Chapada dos Veadeiros e outro no Mamirauá, uma reserva na Amazônia. Foram nestes workshops que percebi o quanto prazeroso para mim era a fotografia. Em 2008, abri a RioXtreme com meu amigo e sócio Victor Gomes (também ex-aluno do Sion), uma operadora de turismo de aventura no Rio de Janeiro. Foi misturando meu amor pela aventura e por fotografia que comecei a fotografar. Hoje, sou especializado em fotografia de natureza e de esportes de aventura, principalmente montanhismo e trekking. Sou professor no Ateliê da Imagem (Urca) e já publiquei minhas fotos em importantes exposições e publicações, como National Geographic Traveler, National Geographic Brasil, O Globo, Revista Veja, etc.

Na semana passada, fui ao Sion fotografar, pois uma das agências de imagem para qual eu contribuo, me pediu fotos da fachada do colégio. Morando aqui do lado e sendo ex-aluno, me prontifiquei a fazer as fotos imediatamente. Na portaria, fui muito bem recebido pelo Evandro, que falou com Natalino e Sandra, velhos conhecidos, que me autorizaram a fotografar também o interior do colégio. Fiquei muito feliz por ter sido bem recebido, já que as vezes fotógrafo sofre com autorizações. Cheguei no final da tarde, por volta das 17h, então sabia que tinha que ser rápido para pegar o colégio antes da saída das crianças. Revi também outro querido funcionário, o Venceslau. Foi um prazer enorme andar pelo colégio livremente, onde revivi muitas das minhas melhores memórias. Tenho muito carinho pelo Sion, que também nos convidou a usar a capela por duas vezes, na missa de 7º dia da morte do meu pai, e também na missa de 1 ano. Fiquei também muito bem impressionado com o estado do colégio, que está muito bonito e com várias melhorias. Fico feliz de ver o Sion como uma instituição de ensino de ponta!

Abraços,
Vitor Marigo.”.