Instituído em 1991 pela ONU – Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1 de outubro. O objetivo foi sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
Entre conteúdos aplicados na teoria e na prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ), participaram de saída pedagógica realizada na Casa da Ciência, na UFRJ, quando visitaram a exposição sobre envelhecimento.
A coordenadora pedagógica do segmento, Penha Cristina Freitas, explicou que os estudantes verificaram em sala de aula conteúdos sobre o direito dos idosos e as condições de mobilidade que a cidade oferece especialmente para atender essa faixa etária da população e, ainda, pessoas com necessidades especiais. “O objetivo desta atividade realizada fora da escola foi possibilitar às crianças a vivência de experiências relacionadas às garantias dos direitos dos idosos e à acessibilidade urbana voltada também à terceira idade.