As árvores filogenéticas são representações gráficas, em forma de árvore, que representam as relações evolutivas entre diferentes grupos de seres vivo com um ancestral comum. Para aprender mais sobre o assunto, os alunos da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Sion do Rio de Janeiro (Sion-RJ), participaram de aula prática no novo laboratório de Ciências da escola.
Divididos em grupos, eles construíram árvores filogenéticas, baseadas em distintas características de espécies. A professora de Biologia da turma, Rosane Nunes, explicou que a atividade diferenciada teve como objetivo trabalhar conceitos a respeito da classificação dos seres vivos, tema da aula dada anteriormente, em sala de aula. “De forma prática, nossos estudantes tiveram a oportunidade de verificar ainda mais sobre como os seres vivos são organizados em grupos, quem é mais próximo de quem e se compartilham características comuns ou derivadas.”
De forma interativa, conteúdos sobre mutação e especiação, bastante abordados no ENEM e demais vestibulares, também foram trabalhados durante a aula prática.