No dia 11 de novembro, no jardim interno do Colégio Sion do Rio de Janeiro, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I tiveram a oportunidade de conversar a respeito das lições de vida tiradas a partir do livro do 4º bimestre, “Fábulas do Esopo”.
A professora da turma, Anina Fittipaldi, explicou que as fábulas costumam ter muitas versões, uma vez que abordam um gênero transmitido oralmente. Sendo assim, uma mesma história pode ganhar aspectos diferentes. “A leitura de “Fábulas do Esopo” permitiu às crianças construírem explicações sobre o mundo, por exemplo, sobre as manifestações da natureza, as relações entre as pessoas e também entre a humanidade e a natureza. Portanto, é uma história que propicia o autoconhecimento.” – contou a professora.
Este livro traz de volta velhas fábulas, como O galo e a pérola, A raposa e a cegonha, O leão e o pastor, e muitas outras, que ainda hoje dão verdadeiras lições de vida. Utilizando como personagens animais, plantas e até objetos, o sábio grego Esopo criava pequenas histórias que retratavam o comportamento das pessoas. Em formato de roda de leitura, as crianças abordaram diferentes temas formativos contidos na obra.
A coordenadora pedagógica do colégio e coordenadora do segmento, Sandra Calvet, explicou que o ambiente do jardim da escola proporcionou um clima ainda mais aconchegante e próximo do contexto da fábula. Para ela, é imprescindível a formação de alunos participativos e críticos diante de suas próprias realidades. “O espaço colaborou para uma melhor análise das crianças, a respeito das situações vivenciadas por elas, no dia a dia. O objetivo desta atividade, além de estimular o hábito da leitura com prazer, é despertar o comportamento crítico a partir dos temas apresentados neste tipo de gênero textual.”. – colocou a diretora.